Municípios

Município de Pedra Branca, no Amapá, vai ter Centro de Inovação Tecnológica

A Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari iniciou as obras do Centro Tecnológico que oferecerá cursos de robótica, programação e outras tecnologias para a população do município distante cerca de 197 km da capital Macapá. O projeto, idealizado pela administração municipal, tem como objetivo promover a inclusão digital e preparar os habitantes da região para o mercado de trabalho.

O Centro Tecnológico contará com salas de aula equipadas com computadores modernos e softwares específicos para o ensino de programação e robótica, além de uma biblioteca com livros sobre tecnologia e ciência. A obra está sendo realizada com recursos próprios da prefeitura e tem previsão de ser concluída em seis meses.

O Centro Tecnológico oferecerá cursos de robótica, programação e outras tecnologias para a população de Pedra Branca.

O novo empreendimento, segundo o prefeito Marcelo Pantoja, também oferecerá cursos aos moradores do município. “Estamos trabalhando para oferecer conhecimento e capacitação para a nossa população. A tecnologia é uma área em constante evolução e quem se prepara para ela tem mais chances de conquistar um emprego melhor”, afirmou.

Impacto social

O ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) tem se destacado como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os Centros Tecnológicos desempenham o papel de polos de formação e aplicação do conhecimento de base tecnológica, contribuindo de forma direta para a redução do déficit de profissionais qualificados nessas áreas.