Cidades

Município antecipa Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) por causa das chuvas em Macapá

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), deu início nesta segunda-feira (19) ao primeiro ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LiRAa). Várias equipes de agentes de endemias estão pela cidade procurando lugares onde há larvas do mosquito causador da dengue, malária e zika. A pesquisa tem 4 ciclos, o primeiro durará 10 dias.

Foto: Ascom PMM

Ao todo, 12 equipes estão em campo. Os agentes deverão percorrer 6 mil imóveis para analisar a quantidade de infecção predial e orientar a população sobre os cuidados necessários para se evitar criadouros de dengue.

O Brasil está vivendo uma crise de dengue, segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados mais de 100 mil casos de dengue pelo país. Em Macapá, são 64 casos confirmados.

O secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, reforça a importância de receber o agente em casa e ajudar na luta contra a dengue.

Foto: Secretário de Vigilância em Saúde-Gilmar Domingues / Ascom PMM

“Nesse momento, especialmente, é importante que todos se juntem na luta contra a dengue. Os agentes têm um papel importante para a prevenção do mosquito, por isso pedimos à população que os recebam nas casas para que a pesquisa seja bem sucedida”, comentou o secretário.

Com informações Ascom PMM