O Ministério Público do Estado e Órgãos de Segurança Pública lançaram nesta quarta-feira (24), em Macapá, a Operação Integrada Autismo X Poluição Sonora “coração azul”, que visa reduzir os impactos e prejuízos causados na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), causados pela poluição sonora.
Para o Promotor Marcelo Moreira, da Promotoria de Meio ambiente que está a frente da ação, a operação vai ajudar autistas que tem hipersensibilidade e sofrem por causa do barulho.
“A poluição sonora é o mau da nossa sociedade, a gente tem que respeitar o direito da diversão, mas as vezes extrapola. é um dos grandes problemas de saúde do mundo inteiro e que em relação a pessoa com TEA provoca mais danos ainda, que implicam em uma perturbação que pode levar essa pessoas a sair da sua própria casa, tentar fugir desse ambiente e buscar mais isolamento e o Ministério Público se junta com essa demanda e vai incluir essa demanda ainda de modo mais especifico na sua atuação”, disse o promotor.
Mãe de três autistas, a Lana Chucre já passou por situações delicadas por causa do barulho e sabe como vai fazer diferença na vida das pessoas com TEA, essa operação.
“muitas pessoas acham que o sofrimento só precisar vir com dor, e pro autista esse sofrimento não é a dor física, muitas vezes é a dor emocional porque ele não sabe dizer onde dói, e a dor emotiva que você não consegue consola-lo, são vários fatores que influenciam, então bora sociedade ajudar, se comprometer em evitar a poluição sonora por que você não tem ideia do quanto uma criança dessa sofre” disse Lana, mãe atípica
A secretaria de segurança pública explica que já existe um planejamento para as demandas que chegam ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) que tem uma demanda reprimida de chamadas relacionadas a poluição sonora. O trabalho será tanto educativo quanto repressivo com rondas ostensivas.
A proposta da promotoria é que um mapeamento seja realizado das pessoas com TEA em Macapá e se tenha cautela na liberação de novos empreendimentos que possam trazer desconforto aos autistas.
Como parte das atividades da operação, na sexta-feira (26), a ação será mais repressiva, Já no sábado (27), uma blits educativa com a entrega de panfletos será realizada em frente a Praça Samaúma, no Araxá, a partir das 16h.
A ação faz parte do abril azul, mês de conscientização sobre o autismo.