Na segunda-feira (10), a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Judith Teles, e o promotor de Defesa da Educação, Iaci Pelaes, reuniram com professores e funcionários da Escola Estadual Professora Aracy Miranda de Mont’Alverne para tratar sobre segurança na unidade de ensino localizada no Conjunto Habitacional São José, bairro do Buritizal, em Macapá. A invasão da escola por um homem portando arma de fogo, registrada na última quinta-feira (6), deixou o corpo docente e discente em estado de alerta.
A convite da comunidade escolar, os membros do MP-AP estiveram no estabelecimento de ensino e ouviram o relato da professora que foi atacada pelo invasor, e que felizmente escapou porque o equipamento falhou. Os membros observaram, que após o episódio houve baixa frequência dos alunos nas salas de aulas.
Professores, funcionários e alunos relataram que estão apavorados e alguns em estado de pânico, principalmente, por conta dos últimos acontecimentos com registro de ataque às escolas e a uma creche, ocorrida recentemente, em Blumenau-SC.
“Todo esse contexto de violência escolar e na comunidade trouxe uma preocupação muito grande. Por isso estamos reunidos com professores e funcionários para sermos interlocutores junto à Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Segurança Pública para buscar alternativas que melhorem a segurança da escola e possam tranquilizar toda a comunidade escolar”, destacou o promotor Iaci Pelaes.
Os promotores de Justiça Iaci Pelaes e Elissandra Toscano, da Promotoria da Infância de Macapá, participam das tratativas com a Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED), sobre o Plano de Segurança Escolar para os estabelecimentos de ensino da rede estadual. (Leia mais: https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/educacao-mp-ap-debate-sobre-plano-de-seguranca-escolar)
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá