O Ministério Público do Amapá (MP-AP), representado pela titular da Promotoria de Justiça de Tartarugalzinho, promotora de Justiça Thayssa Assum, realizou, na quarta-feira (25), reunião com o novo diretor-geral da Polícia Científica do Amapá (PCA), Marcos Ferreira e o prefeito da cidade, Bruno Mineiro. O objetivo do encontro foi dialogar sobre um Termo de Cessão entregue para o Governo do Estado no final da gestão do antigo chefe do Executivo Estadual, para construção de uma sala de necropsia para a PCA. Na ocasião, foi discutida, ainda, a necessidade de reforma da unidade.
Durante a reunião, Marcos Ferreira avaliou ser de fato necessário construir um novo prédio, uma vez que a atual sede está comprometida, bem como faltam espaços apropriados para armazenar objetos sujeitos à perícia, além da necessidade de uma sala de necropsia.
A promotora de Justiça ressaltou que o fato foi constatado pelo MP-AP durante diligência realizada em 2022. Thayssa Assum destacou que os Procedimentos Administrativos 0000156-40.2019.9.04.0005 e 0000082-78.2022.9.04.0005, do órgão ministerial, exigem melhorias estruturais para assegurar a efetividade da persecução penal.
O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, esteve presente na reunião e ratificou que cedeu, de forma gratuita, bem público para construção de uma sala de necropsia na sede da Polícia Científica.
Também presentes na reunião a perita criminal da PCA, Janaína Pereira, o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML), Dilson Ferreira e o perito legista da unidade de Tartarugalzinho, Clei Charles.
Texto: Elton Tavares