A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) confirmou o diagnóstico de dengue hemorrágica em um jovem de 25 anos, que morreu na última quarta-feira, 10, um dia após ser internado, no município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. Não havia registro de óbito pela doença há cinco anos.
O paciente deu entrada no hospital estadual da cidade com o vírus da dengue na forma clássica, que evoluiu para o quadro hemorrágico. O exame sorológico IGM foi realizado no Laboratório de Fronteira (Lafron). O teste avalia se houve a exposição do indivíduo a uma doença, bem como o possível estágio da infecção.
“Esse óbito foi confirmado através de critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. Agora o Lafron enviará a amostra para o Lacen, para a análise de Biologia Molecular e, posteriormente, ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, para sequenciamento”, destalhou a superintendente da SVS, Claudia Monteiro.
Conforme protocolo, a Superintendência comunicou o Ministério da Saúde e outros órgãos do estado. A SVS reforça a importância da população procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas, dessa forma, evita-se o agravamento da doença.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças de base. Os principais sintomas são:
Febre alta (39°C a 40°C) de dois a sete dias;
Dor atrás dos olhos
Dor de cabeça;
Dor no corpo;
Dor nas articulações;
Mal-estar geral;
Náusea;
Vômito;
Diarreia;
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.