Os militares do Corpo de Bombeiros do Amapá, enviados pelo Governo do Estado para atuar na emergência enfrentada no Rio Grande do Sul, iniciaram as missões de apoio as vítimas e desabrigados pelas fortes chuvas e enchentes que assolam a região. Os 16 profissionais especialistas em busca, salvamento e resgate chegaram ao estado gaúcho no domingo, 12, trazendo insumos, equipamentos e quatro viaturas para auxiliar os trabalhos desenvolvidos por equipes locais.
Uma equipe de bombeiros amapaenses realizou o transporte imediato de sete amapaenses que fazem tratamento fora de domicílio (TFD) para Florianópolis, em Santa Catarina. Outro grupo de militares recebeu kits de alimentos que foram trazidos pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) e distribuíram para mais pacientes no Rio Grande do Sul que não puderam se deslocar para outro estado.
O major e comandante da equipe do Corpo de Bombeiros, Aderaldo Leite, explicou que mesmo cansados da viagem, que durou 4 mil quilômetros, os militares não poderiam deixar de ajudar, principalmente o povo amapaense que procura assistência médica fora do estado.
“Já estamos desde terça-feira, na estrada desde Belém, até Rio Grande do Sul, são mais de 4000 km rodados, fora as 24h de embarcação de Macapá para Belém, e mesmo assim já chegamos e vamos transportar os pacientes de Porto Alegre até Florianópolis, que são mais 500 km”, detalhou Leite.
Apoio humanitário
As equipes são autônomas, ou seja, treinadas e equipadas para não necessitar de auxílio externo no local, e estarão à disposição do Governo do RS com equipamentos e viaturas até que a situação de calamidade termine.
Além do envio dos profissionais, o Governo do Amapá lançou uma campanha de arrecadação que já recebeu mais de 20 toneladas de doações. Neste sábado, 11, a primeira remessa foi enviada ao estado gaúcho, com carga de mais de 1,2 tonelada.
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.