Cidades

Meteorologia prevê chuvas fortes para os próximos seis dias em Macapá

O boletim do tempo desta terça-feira, 13, prevê fortes chuvas na capital até segunda-feira, 19 e também para outras regiões do Amapá. A probabilidade, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, é de 90%.

A previsão é que as chuvas ocorram simultaneamente com a alta da maré, durante o fenômeno do Equinócio. Nesse período, as marés tendem a alcançar níveis críticos, podendo resultar em transbordamentos e inundações em áreas sensíveis.

Diante desse cenário, o Governo do Estado reforça a atenção para canais e áreas de ressaca, que podem ser especialmente vulneráveis aos impactos das chuvas intensas e da alta da maré. Além disso, o fenômeno El Niño tem contribuído para a concentração e intensificação das chuvas na região.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) as chuvas na capital têm acontecido de forma intermitente, com intensidade forte a fraca dependendo da região.

Os maiores acumulados foram registrados na Zona Sul de Macapá, com cerca de 100m, seguidos pela Zona Central, 65mm, e Zona Norte, com 20mm.

Nesta terça-feira, 13, a previsão de chuvas continua ao longo da noite, variando de intensidade moderada a forte, com acumulados entre 17 e 45 mm. Estas chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.

Em caso de emergência a população pode solicitar ajuda nos seguintes números:

193 – Corpo de Bombeiros

190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)

Com informações Ascom GEA