Para diminuir a fila de pessoas que esperam por cirurgia ortopédica no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, o Governo do Amapá dará início na terça-feira, 24, a um mutirão de cirurgias. A força tarefa tem a meta de operar 150 pacientes até o final de fevereiro.
Já no primeiro dia, 18 pacientes que aguardam por procedimentos serão transferidos do HE para o Hospital das Clínicas Alberto Lima, onde as cirurgias, e o pós-operatório irão acontecer. No mutirão serão realizadas cirurgias tanto de membros superiores quanto inferiores.
Para a realização das cirurgias a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) dobrou o quantitativo de material especializado como órteses e próteses, além do abastecimento do centro cirúrgico com medicação e correlatos. Paralelo ao mutirão as cirurgias tanto do HCAL como do HE continuam normalmente.
A ação é uma das propostas do plano de governo, que prevê a implantação do Programa de Cirurgia, com ações imediatas de procedimentos cirúrgicos, para zerar a fila de espera de cirurgias eletivas.