Saúde

Mesmo com a facilidade de comunicação por meio de dispositivos eletrônicos, psicóloga diz que amigos precisam do contato presencial

Para a profissional, as amizades podem ser vistas como um pilar na saúde mental de uma pessoa.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem 464 milhões de dispositivos digitais em uso, que podem ser computadores, notebooks, tablets ou celulares. A utilização desses equipamentos varia desde atividades de lazer do dia a dia até o trabalho. E mesmo com toda a facilidade de comunicação que a tecnologia traz, o contato físico, especialmente com familiares e amigos, é fundamental para a manutenção da saúde mental.

A psicóloga e professora da Estácio, Miriam Carvalho, explica que as amizades podem ser vistas como um pilar na saúde mental de uma pessoa, pois muitas vezes o indivíduo não possui vínculo familiar, relacionamento amoroso ou qualquer pessoa em quem confiar e se sentir segura. Com isso, as amizades possibilitam a criação de memórias afetivas e até mesmo o desenvolvimento de habilidades.

Psicóloga e professora da Estácio, Miriam Carvalho

“É sempre interessante manter nossos amigos próximos, seja por meio de uma ligação de vídeo, trocas de mensagens ou em um sábado para uma programação juntos, como almoço, passeio, café e cinema, por exemplo. Esse é um momento na semana ou no mês para conversar e compartilhar momentos”, comenta.

A psicóloga diz que, com o passar do tempo, é comum que ocorra o distanciamento de alguns amigos, o que acontece devido à rotina de cada um ou até mesmo à localização. Nesse sentido, ela destaca que as tecnologias de comunicação atuam como facilitadoras da interação, mas é necessário ultrapassar a tela.

“É interessante encontrar pessoalmente nossos amigos, seja para abraçar e interagir. Esse contato faz muito bem, mas quando ele não for possível, pode-se recorrer ao envio de uma mensagem individual para conversar e saber como o outro está e, com isso, colocar-se à disposição, sempre que possível, para estar com o outro”, destaca.

 

 

Com informações de Ewerton França