Evento acontece nesta quarta-feira, 20, no Marco Zero do Equador, local onde o fenômeno marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul. O fenômeno acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro
O Governo do Amapá promove nesta quarta-feira, 20, uma programação especial do Equinócio das Águas, fenômeno que marca a troca das estações nos hemisférios Norte e Sul. Durante o fenômeno, o sol incide diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.
Na programação, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), serão realizadas oficinas, visitas ao planetário móvel, show de física com experimentos, exposição com telescópios, rapel no Monumento do Equador, visita guiada, espaço gastronômico e o 1º Circuito de Cicloturismo do Meio do Mundo.
O equinócio acontece duas vezes ao ano no Amapá: março e setembro, sendo uma das principais atrações turísticas do estado. O evento conta tanto com a presença da comunidade amapaense como de visitantes de outros estados e países.
Confira a programação para o Equinócio das Águas 2024:
Quarta-feira, 20
- 8h às 18h – Planetário móvel, coordenado pela Setec
- 8h às 18h – Oficina interativa sobre o Equinócio, coordenada pelo Instituto Federal do Amapá
- 8h às 19h – Exposição de telescópios, coordenada pelo Clube de Astronomia Mirzam
- 1º Circuito de Cicloturismo no meio do mundo, coordenado pela IM Consultoria
- 8h às 19h – Rapel no meio do mundo, coordenado pela Amazônia ao Extremo
- 8h às 19h – Visita guiada com guias de turismo
- 8h às 19h – Gastronomia com exposições da Sete e Abrasel
- 17h30 às 18h30 – Show de física e experiência lúdica com o público, coordenado pelo Ifap
Com informações de Winicius Tavares