Cidades

Mais de 90 famílias atingidas pelas fortes chuvas em Macapá recebem kits de alimentos do governo do estado

O Governo do Estado iniciou na quarta-feira, 14, a entrega de kits de alimentos para 97 famílias dos bairros Nova Esperança e Muca, na Zona Sul de Macapá. A ação faz parte de uma força-tarefa para garantir suporte à população atingida pelas fortes chuvas na capital amapaense.

Os kits são compostos por itens da alimentação básica, como leite, feijão e arroz. Também são entregues kits dormitórios, de higiene pessoal e dignidade menstrual, além de colchões. As ações de auxílio são coordenadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social.

Foto: Crystofher Andrade e Albenir Souza/GEA

“São pessoas que estão em casas de parentes, pois tiveram suas casas inundadas e que perderam eletrodomésticos ou móveis. Com isso, estão sendo feitos estudos sociais dessas famílias, encaminhando para outras políticas públicas, como habitação e saúde. Essas ações se estenderão até que todos os moradores recebam o auxílio assistencial”, pontuou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.

A dona de casa Olinda Lobato, de 72 anos, mora no bairro do Muca há mais de seis anos. Ela afirma que foi a primeira vez em que enfrentou a situação.

“Toda minha casa ficou alagada, passando a altura do joelho. Perdi coisas, como roupas e eletrodomésticos. O kit que o Governo do Estado nos entrega vem em uma boa hora e vai durar mais de dois meses. Agora minha luta é para recuperar essas coisinhas que perdi e lutei para ter com muito esforço e dedicação”, afirmou a moradora.

Morada do bairro Nova Esperança há três anos, a dona de casa Rosana Gonçalves, de 43 anos, vive com o filho de seis anos. Ela relata que teve a residência invadida pela água.

“Minha casa nunca esteve pior nesses anos todos que moro aqui. Muitos insetos apareceram no meio da água e fiquei preocupada pela possibilidade do meu filho adoecer. Essa foi a pior chuva que já enfrentamos pois nunca tinha alagado minha casa. Só não testei os eletrodomésticos pois temos medo de pegar choque, porque tudo molhou”, detalha Rosana.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.

Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

No caso de chuvas intensas, fique atento:

  • Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
  • Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
  • Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
  • Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.

A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:

  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)

 

 

Com informações de Crystofher Andrade