Segurança

Mais de 500 novos policiais militares iniciam estágio operacional no Amapá

Compartilhe

Ação começou na nesta sexta-feira, 12. Equipes atendem ocorrências de forma supervisionada.

Reafirmando o compromisso com a segurança pública, o Governo do Amapá iniciou na sexta-feira, 12, o estágio operacional de 533 aprovados no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (PM), a maior turma de convocados da história. O Curso de Formação ocorre para que os alunos-soldados acompanhem e vivenciem na prática as ações do cotidiano.

O curso operacional ocorre em cinco unidades da Polícia Militar, nos Batalhões 1º, 2º, 4º, 6º e 8º, nas Zonas Norte, Sul, Oeste da capital e no município de Santana. As turmas participam do estágio operacional, momento em que colocam na prática o que aprenderam no curso teórico integrando as equipes de rua e atendendo ocorrências de forma supervisionada.

O estágio ocorre no período de sexta a domingo, e cada equipe é formada por seis alunos-soldados. O Tenente Coronel Costa ressalta que é um momento importante para o Amapá, que vivencia a valorização do serviço público e de pessoas que se dedicaram a um objetivo.

“É histórico ver um aporte alto de convocações para reforçar a segurança pública do nosso Estado. Com este reforço de efetivos, poderemos alcançar os municípios, gerando qualidade de vida para os amapaenses com o reforço de nossos serviços”, destaca o Tenente Coronel Costa.

Foto: Márcia do Carmo/GEA

O novo efetivo, que trabalha para reforçar as ações de combate ao crime no Estado, representa 25% do contingente da PM que chegam às ruas. Entre os novos alunos-soldados está Hanna Picanço, de 27 anos, que se dedicou meses para o concurso e agora realiza um sonho.

“Precisamos de muito tempo e dedicação, saímos de uma vida civil para adentrar na carreira militar, e estou muito feliz por esta conquista. O Governo do Estado se comprometeu conosco e fomos convocados, isso é algo que nunca vou esquecer”, afirma Hanna.

Foto: Márcia do Carmo/GEA

Novo efetivo da Polícia Militar

Os alunos-soldados foram habilitados em dezembro de 2023, após passarem por seis fases eliminatórias, cumprindo o edital do concurso público.

O processo tem a previsão de aplicação de 30 disciplinas, totalizando uma carga horária de 1.018 horas-aula. Ao final, os candidatos ficam aptos para ascender a graduação de soldado 1ª Classe.

 

Com informações de Alexandra Flexa

Compartilhe