Uma política de saúde para apoiar mães lactantes foi implementada nas Unidades de Saúde de Macapá. São salas de amamentação que oferecem apoio e assistência às mães que enfrentam dificuldades durante o processo de amamentação.
Com profissionais capacitados para orientá-las, as lactantes se sentem acolhidas e amparadas nesse momento delicado.
Até o momento, cinco Unidades de Saúde já dispõem de salas de apoio à amamentação: Lélio Silva, São Pedro, Leozildo, Coração e Maruanum.
Somente no primeiro trimestre de 2024, mais de 200 mulheres já receberam o apoio necessário para superar os desafios na amamentação.
Segundo Larissa Moraes, diretora do Departamento de Ciclos de Vida, a iniciativa da prefeitura promove a saúde materna e infantil, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o seu bebê.
“O leite materno é essencial para o crescimento saudável dos bebês, por ser um alimento completo, rico em nutrientes. Muitas mães enfrentam desafios durante o processo de amamentação, o que pode levá-las a não querer amamentar. Desta forma, as salas dão suporte às lactantes e garantem a saúde da criança desde os seus primeiros dias”, afirmou.
O Projeto Amamentar implementado pela prefeitura, capacita os profissionais de saúde que acolhem as lactantes nas UBSs. Durante os treinamentos, são repassados conhecimentos sobre técnicas que promovem o aleitamento materno, assim como metodologias para garantir uma prática segura da amamentação no cotidiano da mãe.
As salas de amamentação, integradas a esse projeto, fornecem um ambiente acolhedor e equipado, onde as mães podem receber apoio individualizado e orientações necessárias.