Cultura

Macapá terá encontros em preparação a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

“Enfrentamento ao racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós” será o tema principal da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promovida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir). Sete encontros serão realizados de 24 de março a 1º de abril, das 15h às 20h, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).Cada eixo temático

terá número de vagas definidas e as inscrições prévias poderão ser feitas nas plenárias dos segmentos e nas plenárias distritais. Os eixos visam debater políticas universais articuladas com ações afirmativas que busquem ampliar o debate sobre as questões raciais no campo das políticas públicas.

Segundo o diretor-presidente do Improir, Aluizo de Carvalho, a Prefeitura de Macapá realiza pré-plenárias com diferentes segmentos sociais como: mulheres negras quilombolas, empreendedores afro, juventude negra quilombola, religião de matriz africana, população LGBTQIA+, comunidades quilombolas e cultura de matriz africana.

“A nossa gestão quer avaliar os avanços obtidos no município e os desafios a serem enfrentados com intuito de propormos uma avaliação das propostas já elaboradas previamente, no Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial do Município de Macapá”, concluiu.

Os encontros que ocorrerão na Fumcult vai convidar a população negra para a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que vai acontecer do dia 28 a 30 de abril, no Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Acompanhe a programação das pré-plenárias com os segmentos sociais:

Local: Auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), localizado na Rua Eliezer Levy, 1097, das 15h às 20h

24 de março, sexta-feira: Mulheres negras quilombolas

27 de março, segunda-feira: Empreendedores afro

28 de março, terça-feira: Juventude negra quilombola

29 de março, quarta-feira: Religião de Matriz Africana

30 de março, quinta-feira: População LGBTQIA+

31 de março, sexta-feira: Comunidades Quilombolas

1º de abril, sábado: Cultura de Matriz Africana – Marabaixo, Batuque, Capoeira e Hip Hop

Ascom PMM