Municípios

Macapá retoma vacinação contra covid-19 para crianças entre 3 e 4 anos

A Prefeitura de Macapá recebeu 2.400 doses do imunizante CoronaVac e reinicia nesta terça-feira (24) a vacinação contra covid-19 de crianças na faixa etária de 3 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Amapá, responsável pela distribuição para os municípios do estado. O imunizante estava em falta em todo o país desde o final de dezembro de 2022.

Foto: Renato Costa/Semsa

 

O município ainda aguarda o repasse de novas doses dos imunizantes Pfizer/Biotech Baby e Pediátrica, utilizadas respectivamente na vacinação de bebês entre 6 meses e 2 anos e crianças com idades de 5 anos, para retomar a vacinação dessa faixa etária.

Como o número de imunizantes entregues está abaixo do que era esperado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi montado um cronograma semanal para disponibilização da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para concentrar a procura e evitar a perda de doses.

“Sabemos da importância da vacinação para manter nossas crianças saudáveis, por isso esperamos que essa situação do repasse das vacinas seja logo normalizada para que possamos ofertar a vacina para todas as faixas etárias”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

Texto: Claudia Leão