A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde de Macapá divulgou, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O estudo indicou que o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é considerado de médio risco para infestação do mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A equipe de Vigilância Ambiental e Divisão Municipal de Controle da Dengue, foi pra campo para dar início ao primeiro ciclo do (LIRAa) no período de 19 a 29 de fevereiro.
Com base nos resultados apontados, iniciou-se um cronograma de vistorias, com a intensificação nos bairros que apresentam maior quantidade de criadouros do Aedes aegypti.
Bairros que apresentaram alto risco para infecção, como Araxá, Pedrinhas, Santa Inês, Beirol e Perpétuo Socorro, receberão ações que consistem em visitas domiciliares, eliminação de depósitos passíveis de remoção e tratamento focal para controlar a infestação do mosquito.
No primeiro ciclo do levantamento, foram inspecionados 6.926 imóveis para coletar amostras e avaliar os possíveis focos em que as larvas de mosquitos podem se proliferar.
O estudo também aponta os locais com maior ponto de proliferação que acontecem nos lixos domésticos, sacos plásticos, latas e copos descartáveis. Esses resíduos representam 45% do foco da proliferação, seguido por 26,6% da proliferação sendo encontrada em pneus descartados de forma indevida.
Agora, os agentes entrarão em campo para controlar as infestações do mosquito e evitar que os casos de doenças transmitidas cresçam na capital.
Para ajudar no combate à dengue, a população pode entrar em contato com o número:
1 – (96) 99147-5099: Número para denúncias de lotes habitáveis
2 – (96) 98139-8315: Número para lotes abandonados