Cidades

Liesap realiza o Seminário “A Arte de Julgar” de 1 a 3 de fevereiro

O Seminário “A Arte de Julgar” será realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no Sambódromo, para os 63 candidatos que concorrem a membros da Comissão Julgadora para o desfile oficial do Carnaval 2024. A Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP) convocou todos os inscritos e aprovados nas etapas anteriores, para comprovação de notória idoneidade e conhecimentos em área de atuação profissional relacionada aos quesitos que irão julgar.

O professor de Artes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Doutor em Comunicação e Semiótica (USP-AP), Rostan Martins, é o palestrante convidado. Com larga experiência no carnaval amapaense e paraense, o ex-presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá tem formação em Arquitetura e Urbanismo, é Membro da Academia Amapaense de Letras, Cadeira nº 7, também é poeta, jornalista, radialista e pesquisador, um acúmulo de conhecimentos que o qualificam muito bem para a missão.

Nos dois primeiros dias (1 e 2), no horário das 19h às 22h serão repassadas as informações sobre os quesitos e critérios de julgamento que deverão ser observados, bem como as regras estabelecidas no Regulamento dos Desfiles para a obrigatoriedade na justificativa das notas atribuídas.

O terceiro dia (3), inicia com visita técnica ao Sambódromo, seguida de apresentações pelas escolas de samba dos seus enredos para os candidatos à jurados. Serão 30 minutos para cada agremiação, iniciando às 10h, com intervalo para almoço, e previsão de término às 16h55

Todo o processo é organizado, coordenado e acompanhado pela Direção Artística da Liesap. O objetivo do Seminário é profissionalizar o julgamento, para que seja mais eficiente e com menos probabilidade de erros, informou o Diretor de Carnaval e presidente da Direção Artística da Liesap, Arthur Lobo.

Seleção

Todos os candidatos não impugnados ou que tiveram a impugnação rejeitada, que participarem do Seminário estarão aptos para participar do sorteio público que será realizado pelo presidente da Liesap, Jocildo Lemos, com a presença das agremiações, conselheiros, candidatos e convidados, às 10h, do dia 08/02/2024, para seleção dos 36 (trinta e seis) julgadores titulares que atuarão nos dois dias dos desfiles, ficando os restantes na condição de suplentes.

Essa será a quarta e última etapa para a seleção dos julgadores. A primeira foi primeira relativa à inscrição e análise curricular; na segunda foi feita a avaliação e seleção por parte do Conselho Deliberativo da LIESAP – composto por representantes de todas as escolas; e na terceira etapa foram realizadas as impugnações por parte das Agremiações Carnavalescas.

SERVIÇO:

Evento: Seminário A Arte de Julgar

Dias: 1 e 2 de fevereiro de 2024

Palestras: Rostan Martins

Horário: 19h às 22h

Dia 3 de fevereiro

9h – visita técnica no sambódromo

10h – Apresentação dos enredos pelas escolas de samba