Política

João Pedro Becker Santos assume mandato como procurador-chefe do MPF no Amapá

Eleito pelo Colégio de Procuradores, o membro foi nomeado para o cargo no biênio 2023-2025

 

Assumiu a administração do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá o procurador da República João Pedro Becker Santos. O membro do MPF foi empossado no cargo de procurador-chefe, na última semana, em cerimônia de posse coletiva de procuradores-chefes conduzida pela procuradora-geral da República, Elizeta de Paiva Ramos, na sede da PGR, em Brasília. Para a função de substituto no cargo foi designado o procurador da República Aloizio Brasil Biguelini, que também participou do evento. O mandato de ambos iniciou na sexta-feira (1º).

Nomeado pela PGR, por meio da Portaria PGR/MPF 996, de 24 de novembro de 2023, o procurador-chefe, eleito por votação do Colégio de Procuradores, é encarregado da gestão administrativa da unidade, durante o biênio 2023-2025. Aprovados no último concurso para membros do MPF, o procurador-chefe e o procurador-chefe substituto, ambos naturais do Rio Grande do Sul, têm a Procuradoria da República no Amapá – unidade administrativa do MPF – como primeira lotação.

Antes da mudança de gestão, as funções eram titularizadas pelos procuradores da República Sarah Teresa Cavalcanti de Britto e Milton Tiago Araújo de Souza Júnior, que finalizaram o mandato de Alexandre Parreira Guimarães e Pablo Luz de Beltrand, iniciado em 2021. Os primeiros assumiram mandatos como procuradores regionais eleitorais titular e substituto, respectivamente; os dois últimos foram removidos a pedido para outras unidades da federação.

 

Com informações da Ascom – Ministério Público Federal no Amapá