Geral

Ivana Cei é primeira amapaense a compor o Conselho Nacional do Ministério Público

Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, seis conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tomaram posse para o biênio 2024-2026. Outros três conselheiros foram reconduzidos para o segundo mandato.  As posses ocorreram no Plenário do CNMP, em Brasília, no início da 1ª Sessão Ordinária de 2024, em solenidade conduzida pelo presidente da instituição, Paulo Gonet.

Entre os empossados, a procuradora de Justiça Ivana Cei, que é a primeira amapaense a ocupar o cargo no CNMP.

A votação ocorreu em agosto de 2023 no plenário do Senado Federal. A procuradora Ivana Cei ingressou no Ministério Público do Amapá em 1991. Em 2021 foi eleita presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, cumprindo o mandato até 2022.

Carreira de Ivana Cei

Foto: MPAP/Divulgação

Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Ivana Lúcia Cei foi, durante oito anos e quatro mandatos, procuradora-geral daquela unidade e a terceira mulher, sendo a primeira da Região Norte, a presidir o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União.

A conselheira é bacharel em direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984), mestre em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amapá (2009) e doutoranda em Direito pela Universidade John F. Kennedy, em convênio com o Instituto de Educação Superior Latino-americano.

É especialista em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (2018), além de ser especialista em Direito Penal e Processual Penal (2001) e em Direito Civil e Processual Civil (2001).