Reunião acerta detalhes para participação do INSS na ação itinerante em prol dos direitos previdenciários das comunidades indígenas na região de Oiapoque, no Amapá
Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), representado pelo gerente executivo Samuel Lopes, se reuniu com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), representado por Núbia Guedes, juíza da 2ª Vara do Trabalho, e por Danilo Barbosa, da Coordenadoria de Relacionamento Institucional, em Macapá para acertar detalhes da participação do INSS na ação itinerante que será promovida pelo tribunal no município de Oiapoque, no Amapá, no período de 30/06 a 07/07/2023.
O objetivo da ação é levar informações e serviços previdenciários aos indígenas da região.
Durante a reunião, foram discutidos os serviços que serão oferecidos pelo INSS, como orientações sobre benefícios previdenciários e aposentadorias. Também foram acertadas questões logísticas, como o transporte de equipamentos e funcionários para a cidade de Oiapoque, além da estrutura necessária para o atendimento dos indígenas.

O evento é uma iniciativa importante para a garantia dos direitos previdenciários dos indígenas, que muitas vezes encontram dificuldades no acesso aos serviços devido à distância e à falta de informação. A ação itinerante do TRT e a participação do INSS podem contribuir para ampliar o acesso e a inclusão dessas comunidades no sistema previdenciário.
Por fim, a reunião institucional entre a gerência executiva do INSS e o TRT em Macapá reforça a importância da parceria entre instituições públicas para a promoção de ações em benefício da população. A participação do INSS na ação itinerante é uma demonstração do comprometimento da instituição em levar seus serviços para todos os cidadãos, independentemente de sua localização.
Com informações SECOM – INSS/AP