Estão abertas as inscrições para a seleção de atrações artísticas e culturais locais que vão se apresentar na 53ª Expofeira do Amapá, que será de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As inscrições para as 512 vagas seguem até a próxima segunda-feira, 12, exclusivamente pela internet.
Serão selecionadas atrações locais que se apresentarão nos 11 dias de programação. Entre os segmentos contemplados, estão: música, teatro, dança, circo, literatura, cortejo artístico, artes visuais, grupos de batuque, marabaixo, zimba e sairé, capoeira, expressões culturais afro-brasileira, audiovisual, artesanato, hip-hop, melody, grupo de animação e cultura indígena.
“Mais uma vez, vamos valorizar e evidenciar os nossos artistas amapaenses na Expofeira, assim como acontece nos grandes eventos coordenados ou apoiados pelo Governo do Estado. A proposta é contemplar fazedores de cultura de todos os municípios, que terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos para o público nesse grande palco da economia criativa da cultura”, destacou a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli.
Cada agente cultural poderá fazer apenas uma inscrição no certame. Artistas da Zona Rural de Macapá, da Região Metropolitana e de outros municípios, além do cachê, terão ajuda de custo para deslocamento até a capital.
De acordo com o cronograma, a análise técnica dos projetos inscritos será de 13 a 16 de agosto, com publicação do resultado preliminar no dia 16, e fase de recursos no dia 19.
O edital da 53ª Expofeira oferta 512 vagas para atrações com cachês e ajudas de custo que serão pagos por meio do Fundo Estadual de Cultura. O instrumento foi criado em 2017, para possibilitar o acesso à recursos financeiros, e regulamentado em 2022, mas sem itens importantes para sua efetivação. Para garantir o pleno funcionamento dele em 2024, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) revisou a regulamentação e atualizou com parâmetros da nova legislação amplamente adotada e divulgada pelo Ministério da Cultura.