Geral

Iniciam hoje as inscrições para o curso gratuito de instalador de sistemas fotovoltaicos no Amapá

O Governo do Amapá inicia na segunda-feira, 14, as inscrições para 50 vagas no curso de instalador de sistemas fotovoltaicos. A ação faz parte do programa Amapá Solar e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com objetivo de qualificar os amapaenses no setor da energia renovável, gerando mão de obra qualificada no mercado local. 

As inscrições acontecem até 25 de agosto, das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, na Avenida Mendonça Júnior, 2858, no bairro Santa Rita, em Macapá; e na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na rua General Ubaldo Figueira, 911, Centro de Santana. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, com curso na área de eletricidade. 

Para se candidatar, é necessário apresentar, no ato da inscrição, o RG, CPF, certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio, comprovante de endereço e CPF da mãe. Estudantes devem apresentar declaração escolar. Para candidatos não cadastrados no Sine, também é necessário apresentar carteira de trabalho, PIS e currículo.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é responsável pelo processo de seleção e acompanhamento dos candidatos. O treinamento está previsto para iniciar em setembro, com turmas nos turnos da manhã e tarde, no Centro de Formação Profissional do Senai, em Santana.

“É mais uma oportunidade para qualificar os trabalhadores, principalmente os alunos matriculados nas escolas públicas, que estão em vulnerabilidade social e trabalhadores cadastrados no Sine. O mercado exige um profissional preparado e qualificado e no setor de energias alternativas não seria diferente”, explicou a gerente do Núcleo de Educação e Qualificação Profissional da Sete, Juliane Pimentel. 

Quando formados, esses novos profissionais poderão ser absolvidos por empresas como a do grupo Minasol. No mês de abril, a empresa inaugurou uma fábrica no Distrito Industrial de Macapá e Santana, com incentivos do Estado, para produzir painéis fotovoltaicos, se tornando uma das 4 indústrias do tipo existentes no país. 

Foto arquivo: Turma anterior que participou do curso.

O setor de energia renovável é uma das apostas para o crescimento econômico do Amapá nos próximos anos. O número de unidades de geração distribuída na Região Metropolitana de Macapá cresceu 30% no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, já há mais de 40 empreendimentos cadastrados na Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar.

 

 

Com informações de João Clésio