Inicia nesta segunda-feira, 3, inscrições para artesãos amapaenses interessados em participar das duas feiras nacionais consideradas as maiores do país. São elas: a 24ª Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte 2024), que será realizada entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE) e o 18º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras, que ocorrerá no período de 28 de agosto a 1 de setembro. Estão sendo destinadas 16 vagas para os profissionais do Amapá, sendo oito para cada evento.
As ações que vão reunir artistas de todo o mundo é uma oportunidade de negócio que fomenta e potencializa a compra e venda de peças em argila, madeira, sementes, fio e fibra, escama, fio e tecido. Os pré-requisitos e os formulários de inscrição estão disponíveis no edital. Para os interessados em participar da Fenearte, as inscrições ocorrem no período de 3 a 5 de junho e para o 18º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras, o candidato pode se inscrever entre os dias, 3 e 7 de junho.
Conforme o edital, caso não haja preenchimento de uma das tipologias, o Estado convidará um artesão para ocupar a vaga e representar a respectiva técnica no evento.
“As feiras abrem portas para os artesãos amapaenses apresentarem seus trabalhos nas vitrines internacionais. E, sobretudo, colocam o Amapá no circuito mundial com o fechamento de bons negócios”, enfatiza o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
CONFIRA AQUI O EDITAL DAS FEIRAS DE ARTESANATO 2024
https://editor.amapa.gov.br/
As inscrições encerram respectivamente no sábado, 6, e domingo, 7. O interessado pode se inscrever presencialmente, de segunda a sábado, das 9h às 17h, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, no Centro de Macapá.
Outra opção é se inscrever on-line. Nesse caso, o artesão interessado deve encaminhar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital para o endereço artesanato@sete.ap.gov.br, das 0h de segunda-feira, 3, até às 23h59 do dia 6 de junho, para a Fenearte e para o 18º Salão, até o dia 7 de junho.
Das 16 vagas disponíveis para o Amapá, foram destinadas oito para cada feira, sendo duas vagas para profissionais que trabalham com peças em argila; três para quem trabalha com madeira; duas para quem produz objetos com sementes, fio e fibra e escama e uma vaga para quem confecciona material em fio e tecido/técnica de reutilização.
Conforme prevê o edital, os artesãos selecionados deverão arcar com as despesas de passagens, translado, alimentação e embalagens para o armazenamento e venda das peças que estarão em exposição. A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até o local das feiras e o retorno das peças não comercializadas, além da confecção de camisas para o uso dos artesãos selecionados.
24ª Edição da Fenearte
A Fenearte é considerada uma das maiores feiras da América Latina, a edição 2024, ocorre de 3 a 14 de julho na capital pernambucana, Olinda. O evento internacional vai reunir cerca de 50 países e contará com a participação de mais de cinco mil artesãos. Este ano, o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, faz referência à capacidade dos artesãos de emocionar as pessoas.
Os trabalhadores inscritos devem ficar atentos às datas constantes no edital, a lista provisória com o nome dos selecionados por ordem de classificação será divulgada dia 6 de junho, a entrada de recursos acontecerá no período de 7 e 8 de junho e o resultado definitivo está previsto para 11 de junho.
18º Salão de Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras
A Feira promove a interação cultural, gera renda, movimenta a economia e promove o trabalho dos artesãos brasileiros. Além disso, a exposição revela várias formas de arte, design, fortalecimento de identidades culturais, inclusão social e biodiversidade.
Pelo edital, a lista provisória dos selecionados será divulgada no dia 11 de junho, o prazo para encaminhamento de recursos ocorre nos dias 12 e 13 de junho, já a relação definitiva será publicada no dia 16 de junho.
O evento será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo, capital paulista.
Dos requisitos para participar
O interessado só pode se inscrever em uma das feiras. O artesão individual deve residir no Amapá, ser cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e ter a Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade no momento da inscrição.
Os selecionados devem possuir máquina de cartão ou PIX e nota fiscal. Uma Comissão Especial de Seleção (CES), nomeada por meio da portaria da Sete, será responsável pela análise, avaliação da documentação e fotos dos produtos dos artesãos participantes do Edital de Chamamento Público.
O estande do Amapá na Fenearte e no 18º Salão 2024 foi garantido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.