Educação

Inicia hoje a pré-matrícula nas escolas estaduais do Amapá

O Governo do Amapá abre nesta terça-feira, 23, a partir das 14h, a pré-matrícula para mais de 26 mil vagas em turmas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições poderão ser feitas até quinta-feira, 25, pelo site escolapublica.ap.gov.br.

Esta é a principal etapa no cronograma de pré-matrícula, com a abertura do maior número de vagas até aqui. Após a inscrição on-line, os pais e estudantes devem se dirigir presencialmente até as escolas escolhidas, para confirmar a matrícula entregando os seguintes documentos:

  • Estudantes: certidão de nascimento, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), histórico escolar e foto 3×4 recente.
  • Responsável: CPF, RG, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (se possuir).

A etapa inclui a pré-matrícula para as escolas de tempo integral, que este ano contam com novidades para incentivar a procura e qualidade de ensino, como a oferta inédita do ensino fundamental em tempo integral em escolas estaduais.

Além disso, também serão abertas mais de 800 vagas para os estudantes que desejam completar o ensino médio e realizar um curso técnico ao mesmo tempo. Esta modalidade estará disponível em sete escolas estaduais. Veja:

O ensino em tempo integral auxilia os pais e responsáveis que precisam trabalhar nos dois turnos, proporcionando um espaço seguro e estimulante para os estudantes ficarem ao longo do dia, sem custos.

Atendimento à comunidade escolar

Caso os pais, responsáveis ou estudantes tenham dúvidas em relação ao processo de matrícula, um canal de comunicação virtual da Secretaria de Estado da Educação (Seed) está disponível para atendimento no WhastApp, pelo número (96) 98122-6576.

Famílias com dificuldade de acesso à internet podem se dirigir diretamente às escolas estaduais, que foram instruídas a disponibilizar laboratórios de informática e secretarias para ajudar a população no processo.

Demais etapas

Esta é a terceira etapa no cronograma de matrícula, que iniciou no dia 8 de janeiro com as escolas de gestão compartilhada e bilíngues. A última fase acontece de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, com as vagas remanescentes que não ainda foram ocupadas.

 

Com informações de Léo Nilo