Saúde

HU recebe visita técnica de representantes da Suframa e governo do Amapá

Compartilhe

Equipes do Governo do Amapá e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizaram visita técnica ao Hospital Universitário (HU). A agenda faz parte da Jornada de Integração e Desenvolvimento para estimular o crescimento de negócios no estado. Na ocasião, os técnicos puderam observar as tecnologias desenvolvidas no centro de pesquisas clínicas da unidade.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros de Andrade, o Governo do Amapá vem atuando para estimular as instituições e empresas amapaenses na captação de recursos disponibilizados pela Suframa.

“A Suframa é uma grande parceira do estado. O Governo tem mobilizado suas instituições e parceiros para se credenciarem junto ao Comitê de Atividades e Pesquisas para Desenvolvimento para a Amazônia, para acessarem recursos e fomentar a bioeconomia, a indústria 4.0 e a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento”, explicou o secretário.

Técnicos puderam observar as tecnologias desenvolvidas no centro pesquisas clínicas da unidade. Foto: Márcia do Carmo

O professor José Carlos Tavares, gerente de Ensino e Pesquisa do HU, destacou a importância da visita dos técnicos. “Essa agenda é super importante, tenho certeza que dessa visita sairão resultados extraordinários para nós fortalecermos a questão da pesquisa de novos medicamentos, principalmente com base na nossa biodiversidade dentro da Amazônia brasileira”, disse o professor.

As equipes também estiveram em visita a startup AGES, onde conheceram as pesquisas a base dos insumos bioativos da Amazônia. De acordo com o CEO da empresa, Caio Agmont, a parceria com as instituições é fundamental.

Fotos: Márcia do Carmo/GEA

“Desenvolver a Amazônia através da bioeconomia, com a floresta em pé não é algo trivial, requer muito estudo, pesquisa e ter parceiros como os governos Estadual e Federal promovendo essas conexões. Isso é fundamental para nós”, destacou Agmont.

A agenda seguiu ainda com a apresentação do “Pitch Day”, um momento em que startups amapaenses apresentaram projetos nas áreas de bionegócios, empreendedorismo inovador e indústria 4.0. Os projetos selecionados poderão receber recursos para aprimorar produtos e negócios.

 

Com informações de Amelline de Queiroz

Compartilhe