Saúde

Hospital Universitário vai implementar ambulatório de HIV

Compartilhe

Gestores, profissionais da área da saúde do Estado e técnicos do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), estiveram reunidos para alinhar a implantação do ambulatório de HIV/Aids no HU. O encontro segue até esta quinta-feira, 8.

Foto: Ascom GEA

O espaço será mais um local de assistência ambulatorial especializada para pessoas vivendo com a infecção, além de ser referência no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a descentralização do serviço, as pessoas que vivem com HIV/Aids terão mais serviços à disposição, o que refletirá na qualidade do atendimento.

“Conforme o atendimento é ofertado em mais lugares, a demanda será absorvida melhor, o que resultará em um serviço mais rápido, humanizado e acolhedor para a população amapaense”, reforçou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.

A implementação integra a rede de assistência do SUS, estando vinculada às recomendações do Ministério da Saúde (MS) e mantendo como referência o SAE Estadual, preservando a individualização do atendimento aos usuários.

“O ambulatório do Hospital Universitário soma com essa descentralização. Os pacientes terão atendimento multiprofissional, com serviços de infectologia e outras áreas voltadas para o tema”, afirmou a enfermeira de Vigilância do HU, Josecleia Andrade.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2019 a 2023 foram registrados 354, 119, 343, 708 e 316 novos casos, respectivamente, de HIV/Aids no Amapá.

“Nesses dois dias de encontro, vamos discutir prevenção, diagnóstico precoce, técnicas de atendimento ambulatorial especializado e, principalmente, a rede de atendimento aos pacientes que nos procuram. A ideia e ampliar a assistência ao serviço com qualidade”, disse a infectologista e coordenadora do projeto de implantação do ambulatório, Cinthia Martins.

Compartilhe