Saúde

Hospital de Emergências em Macapá segue sendo reformado

As obras se concentram nas salas de Vacina, Pediatria, banheiro da UTI 1, antessala da UTI 2 e banheiros da nova recepção.

O desafio de reformar o Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE) em pleno funcionamento segue o planejamento do Governo do Estado. Atualmente, mais de 77 espaços já foram reformados e ampliados. As obras se concentram na Sala de Vacina, Sala de Pediatria, banheiro da UTI 1, antessala da UTI 2 e banheiros da nova recepção.

As obras no HE iniciaram dia 2 de janeiro para trazer melhores condições aos profissionais e, muito especialmente, aos pacientes. A prioridade da atual gestão no primeiro momento foi instalar mais de 45 centrais de ar, novos bebedouros, troca de forro e iluminação.

Esta é a primeira grande reforma que o hospital passa em mais de 40 anos de funcionamento. Os trabalhos nos ambientes da unidade respeitam o fluxo de pacientes e também as prioridades, com aqueles locais que necessitam de intervenção imediata.

“Toda reforma é um desafio e quando se trata de uma unidade hospitalar a obra gera um desconforto maior, mas é passageiro e já conseguimos ver retorno do serviço aos profissionais, e muito especialmente, aos pacientes”, enfatizou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Os corredores do HE receberam um detalhe importante do ponto de vista estético e também prático, foram instaladas as chamadas “bate macas”, que são estruturas de madeira que ficam na altura da cintura, e evitam que as macas risquem as paredes e danifiquem o revestimento feito.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Obras

Cerca de 17 enfermarias (dos ambulatórios clínicos e do Centro Cirúrgico), 27 banheiros, uma Sala de Medicação, uma Sala de Curativos, uma Recepção, e uma Sala de Coleta Laboratório, Administração do laboratório, Sala de análises do laboratório, arquivo e posto de enfermagem.

Também houve serviços em uma Sala Vermelha; sete repousos das equipes médicas e de enfermagem; uma triagem, uma recepção central; um consultório pediátrico; um consultório de trauma; uma recepção central; uma Unidade de Terapia Intensiva; um posto de policiamento da Polícia Civil e um da Polícia Militar, Clínica Cardiológica, Centro de Tratamento de Queimados.

As obras são realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), e incluem troca de iluminação, instalação de novo forro, revestimento e troca de louças do banheiro, serviços elétricos e hidrossanitários, além de pintura.

 

Com informações de Cássia Lima