Saúde

Hemoap sensibiliza população para cadastro de doação de medula óssea

Compartilhe

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está intensificando campanha para que mais pessoas se tornem doadoras de medula óssea no estado Amapá. Atualmente mais de 33 mil amapaenses são cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A medula óssea é um tecido gelatinoso que se forma no interior dos ossos, responsável pela fabricação das hemácias (glóbulos vermelhos) dos leucócitos (glóbulos brancos) e das plaquetas. As doações ajudam a tratar doenças que afetam a produção normal de células sanguíneas, como a leucemia, linfomas, anemias graves ou congênitas.

Foto: Ascom Hemoap

O voluntário passa por uma coleta de sangue e o material genético é enviado para o banco de dados do Redome.  Nos casos em que ocorra compatibilidade com alguém de fora do estado, o Governo Federal custeia as despesas do doado e acompanhante.

Para o diretor do Hemoap, Eldren Lage, além de novos cadastros, é importante que as pessoas já cadastradas busquem atualizar seus dados. É que a maioria está com telefone e endereço residencial desatualizados, o que dificulta o contato.

Para se tornar um doador de MEDULA ÓSSEA é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos;
  • Apresentar documento oficial de identidade, com foto;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O prédio funciona na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 1093, no Centro de Macapá.

Click Comunicação

Compartilhe