Saúde

Hemoap convoca doadores para regularizar estoque de sangue O-

Compartilhe

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), convoca doadores para abastecer o estoque de sangue do tipo O-, utilizado no tratamento pós-cirúrgico de pacientes internados no Hospital de Emergência (HE) e de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

A campanha Hemoap também busca sensibilizar e incentivar a adesão de novos doadores, pois as tipagens de RH negativos têm uma menor frequência.

Foto: Ascom GEA/arquivo

O baixo estoque de sangue pode provocar a suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento das urgências.

Apesar de ser conhecido como o doador universal, sendo o tipo mais comum, a tipagem O possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O.

“Essa campanha vai priorizar o atendimento de candidatos a doação de sangue da tipagem de RH negativo, por ter uma menor frequência entre os doadores. Somado ao aumento de cirurgias que estão sendo realizadas, o estoque se encontra baixo”, explica o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage.

Para se tornar um doador, é necessário ter de 16 a 69 anos (no caso de menores de idade, é obrigatória a presença de pais ou responsáveis legais); pesar 50 kg ou mais; e estar saudável. No dia da doação, é preciso estar alimentado e levar um documento oficial com foto.

Interessados em doar sangue podem comparecer no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, entre 7h30 e 12h.

Compartilhe