Saúde

HE e Hospital Alberto Lima recebem novos equipamentos de raio x e mamografia

Na segunda-feira, 25, o Hospital de Emergências (HE) e o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, receberem novos equipamentos para raio X e mamografia.

Há mais de 10 anos sem a substituição, o HE foi contemplado com um novo aparelho de raio X fixo. A responsável técnica do serviço de imagem, Iolanda Menezes, garantiu que o equipamento é mais moderno que o anterior e vai possibilitar exames mais precisos.

“Um novo equipamento representa mais dignidade para a população, já que somos o único hospital de emergência em trauma no estado e também para as ilhas do Pará, pois os moradores vem buscar atendimento aqui. Com esse aparelho, que é mais moderno e tecnológico, teremos um tempo de resposta menor e um atendimento mais rápido”, destacou a técnica.

De acordo com a direção do HE, durante o mês de agosto foram realizados 4.188 mil exames de raio X, uma média de 130 procedimentos diários. Ainda está previsto para a primeira quinzena de outubro a entrega de um novo aparelho de ultrassom e um arco cirúrgico, essencial para a realização de cirurgias ortopédicas.

Mais saúde para as mulheres

A saúde da mulher também está recebendo investimentos, ainda nesta segunda-feira, o Hcal recebeu um novo aparelho de mamografia, que vai garantir a volta dos exames para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O equipamento moderno permite o atendimento de 20 pacientes por dia.

“A saúde é prioridade imediata desde o início da gestão do governador Clécio Luís. Investir na qualidade dos exames é garantir que nossos usuários tenham mais precisão, resolutividade, e caso necessário, tratamento precoce. Nós vamos continuar trabalhando para que essas conquistas cheguem em todos os municípios, ampliando assim nossa rede diagnósticos”, ressaltou a secretária de Saúde do estado, Silvana Vedovelli.

O exame de mamografia é capaz de identificar um tumor não palpável, assim como assimetrias e microcalcificações. Quanto menor o tumor ou a lesão maligna identificada, e quanto mais precoce for tratado, maiores são as chances de cura e diminuição da mortalidade.

Com a entrega dos novos equipamentos inicia-se a fase de instalação e treinamento da equipe para o manuseio dos aparelhos.

O Governo do Amapá segue investindo na modernização dos aparelhos que realizam exames de imagem na rede estadual de saúde. Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Investimentos

Em agosto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu R$ 17 milhões na aquisição de 42 novos equipamentos para unidades de saúde de 11 municípios, de acordo com a necessidade hospitalar de cada uma.

Entre os aparelhos, estão: raio X fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, mamógrafo, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.

 

Com informações de Jamile Moreira