Cultura

Guia do Carnaval 2024: veja escolas, enredos e serviços do Governo do Amapá no 1º dia de desfiles

As agremiações se apresentam no Sambódromo nos dias 9 e 10 de fevereiro, Macapá.

Em um espetáculo de cores, brilho, criatividade e muita alegria, o Sambódromo de Macapá recebe nesta sexta-feira, 9, o desfile oficial das escolas de samba do Amapá. O primeiro dia contará com cinco agremiações: Embaixada de Samba, Império da Zona Norte, Império do Povo, Piratas Estilizados e Boêmios do Laguinho. As apresentações iniciam a partir das 22h.

A realização é da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com apoio direto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dez agremiações vão passar pela Avenida Ivaldo Veras nos dois dias de desfiles.

Como incentivo à cultura, ao turismo e à economia, o Governo do Amapá está investindo em toda a programação do Carnaval 2024. São mais de 12 milhões do Tesouro Estadual e de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.

Além disso, o Estado montou um forte esquema de segurança, trânsito, atendimento de saúde e outros serviços para garantir um ambiente do jeito que os amapaenses merecem. Confira:

Segurança Pública

Foto: Ascom Sejusp

O governador Clécio Luís apresentou o Plano Operacional para o Carnaval 2024. São cerca de 2,4 mil agentes atuando para garantir a tranquilidade da população nos eventos carnavalescos em todo o estado. O efetivo envolve as polícias Militar, Civil, e Científica; Grupo Tático Aéreo (GTA); Corpo de Bombeiros e

O planejamento conta com policiamentos a pé, motorizado, aéreo e de trânsito, com barreiras em locais estratégicos e atuação da Operação Lei Seca. As estratégias envolvem ainda o uso de aparatos tecnológicos, como drones, câmeras para monitoramento de pessoas usando tornozeleiras eletrônicas e videomonitoramento com reconhecimento facial.

O reforço na segurança durante a folia, não reduz os serviços ordinários de patrulhamento nos bairros da capital, que seguem normalmente.

Trânsito

Foto: Arquivo/Secom

Para organizar o tráfego de veículos durante os desfiles, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) alerta para as mudanças que serão feitas no entorno do Sambódromo, a partir das 12h desta sexta-feira, 9, até às 7h de domingo, 11.

As ações de orientação e fiscalização do trânsito serão realizadas pelos agentes do Detran, Batalhão de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário do Estado (BPRE) da Polícia Militar. Haverá ações específicas também da Operação Lei Seca, com intuito de coibir condutores alcoolizados no trânsito.

Saúde

Para o desfile das escolas de samba, na sexta-feira, 9, e no sábado, 10, duas ambulâncias de suporte avançado e um ponto fixo de saúde estarão disponíveis para a atender a população, no Sambódromo de Macapá. O posto fixo será equipado com macas, medicamentos e itens para acolher quem procurar o serviço médico durante o evento.

O Governo também reforçará as ações preventivas com a distribuição de 700 mil preservativos. O aporte foi repassado pelo Ministério da Saúde.

A mobilização busca prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A distribuição dos preservativos inicia nesta sexta-feira, 9, no Sambódromo, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Proteção e acolhimento

Toques não autorizados, beijos forçados e até abusos mais graves serão combatidos durante toda a programação do Carnaval 2024, em Macapá. O período é de alegria e não de violência, por isso, o Governo do Estado reforçou medidas para garantir um ambiente seguro, especialmente para as mulheres.

Nos desfiles oficiais das escolas de samba, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres levará orientação jurídica, atendimento psicológico e divulgação das políticas de proteção à mulher com a Carreta da Mulher. O objetivo de coibir crimes de violência, importunação sexual e oferecer acolhimento para as vítimas.

Além disso, o bloco “Medida Protetiva”, da secretaria vai abrir os dois dias de desfiles e contará com a participação da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Ouvidoria da Mulher do Tribunal da Justiça do Amapá (Tjap) e Ministério Público do Amapá. A ideia é massificar a importância do instrumento que faz parte da Lei Maria da Penha, criada em 2006, para o enfrentamento à violência doméstica e punição ao agressor.

Confira a ordem, enredo e os horários do primeiro dia:

1 – Embaixada de Samba – 22h

O enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida” é inspirado em uma obra de 1997, de João Silva e Ivo Canuti, a apresentação vai retratar a cidade de Macapá do ponto de vista da saudade. As alegorias remeterão à antiga estrutura arquitetônica de Macapá, com casarões, praças, bares, comércio, cultura e costumes.

A escola vem com:

  • Brincantes: 1 mil
  • Alas: 11
  • Alegorias: 1 carro e 4 tripés

OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI

2 – Império da Zona Norte – 23h35

A Independente Império da Zona Norte busca a vitória no Grupo de Acesso neste ano com o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: Terra do Mineiro, o Grande Pioneiro”, que contará a trajetória do empresário Altamir Rezende, o “Seu Mineiro”, um dos pioneiros no desenvolvimento econômico de Tartarugalzinho. A proposta é recriar mitos, lendas, belezas, festividades e personalidades tradicionais da região.

A escola vem com:

  • Brincantes: 1,2 mil
  • Alas: 8
  • Alegorias: 2 carros e 2 tripés

OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI

3 – Império do Povo – 1h10

Com o enredo “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, a Império do Povo vai celebrar a história de resistência da comunidade do Igarapé do Lago, localizada no limite do município de Santana com a capital, Macapá. Entre as novidade deste ano, estão as fantasias que foram doadas por meio do projeto social “Fabricando Carnaval”, realizado dentro do barracão da agremiação em 2023. São beneficiadas cerca de 300 pessoas.

A escola vem com:

  • Brincantes: 1,2 mil
  • Alas: 13
  • Alegorias: 2 carros e 2 tripés

OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI

4 – Piratas Estilizados – 2h45

O enredo “Energia que conduz a paixão alaranjada” celebra os 50 anos da agremiação com um mergulho nas raízes da mitologia grega, explorando a conexão entre os deuses, as forças naturais e a espiritualidade. A apresentação tem como referências as histórias de Thor, deus pertencente a mitologia nórdica e associado aos trovões e às batalhas.

A escola vem com:

  • Brincantes: 1,2 mil
  • Alas: 10
  • Alegorias: 2 carros e 2 tripés

OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI

5 – Boêmios do Laguinho – 4h20

O enredo “Lindo Igarapé: das mulheres, dos poetas, da cultura e da fé” busca destacar as influências marcantes da cultura marajoara do primeiro bairro da capital construído fora da região central. O desfile vai resgatar o pioneirismo feminino do igarapé, inspirado na composição de Osmar Júnior. A fé será representada pela devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que hoje dá nome ao bairro.

A escola vem com:

  • Brincantes: 1,2 mil
  • Alas: 10
  • Alegorias: 2 carros e 2 tripés

OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI

Com informações de Weverton Façanha