Segurança

Guarda-parques femininas participam de curso de defesa pessoal no BOPE

Compartilhe

Um curso de defesa pessoal direcionado às mulheres guarda-parques do Bioparque da Amazônia e de outras instituições públicas foi realizado nesta segunda-feira (4),na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A iniciativa foi da Associação de Guarda-parques do Amapá em parceria com o Bioparque e a Polícia Militar. As participantes serão multiplicadoras do aprendizado em seus ambientes cotidianos e profissionais.

Foto: Ascom PMM

Para a presidente da Associação de Guarda-parques do Amapá (AGPA), Leandria Nunes, que também trabalha no Bioparque, é importante que as mulheres aprendam técnicas de defesa para a própria proteção e para a proteção de terceiros.  “O curso traz técnicas de defesa pessoal que podem salvar vidas. Inclusive, são passadas orientações de segurança e cuidado em ambientes e situações de vulnerabilidade da mulher”, destacou a presidente.

Foto: Ascom PMM

Segundo o instrutor, capitão Lino Medeiros (BOPE), as técnicas de desvencilhamento de pegada, de afastamento, projeções e de amortecimento de queda são alguns dos mecanismos de defesa que fazem parte do curso. “O objetivo das técnicas para a defesa pessoal é garantir a sobrevivência daquela pessoa que está sofrendo agressão. Tudo que elas aprenderam aqui hoje, vão somar ao que elas já conhecem para terem a chance de avaliar, dentro do cenário em que se encontrem, a melhor forma de obter sucesso com as práticas aprendidas”, explicou o capitão.

O evento abriu a programação em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, data em que acontece o segundo momento de homenagens às guarda-parques, com uma manhã toda dedicada a elas, no Bioparque da Amazônia.

Compartilhe