Estado é o segundo da Região Norte a receber ministérios e empresas públicas para debater políticas públicas e desenvolvimento das regiões.
Na quinta-feira, 2, o Amapá sedia a 9ª edição da Caravana Federativa promovida pelo Governo Federal. A programação conta com a presença de mais de 40 entidades federais que se deslocam até o estado para estreitar laços e apresentar a carta de serviços oferecidos pela União.
A ação itinerante oportuniza o contato direto com Ministérios, Autarquias, Bancos e diversas empresas públicas. A programação segue até sexta-feira, 3, quando serão realizadas oferta de atendimentos, acesso a informações sobre programas, serviços essenciais e cooperação entre os entes federativos.
O encontro é voltado, sobretudo, para gestores estaduais e municipais, com o objetivo de estreitar o contato entre as esferas governamentais e possibilitar a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população. Os atendimentos acontecem a partir das 10h, na quinta-feira.
A programação acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, com solenidade de abertura e feira de artesanato indígena, Brasil Sabor e Selo Amapá, com comercialização de produtos locais.
Caravana Federativa
Criada em 2023, a Caravana Federativa já passou pelos estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O evento é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República com foco na aproximação aos estados e municípios através da troca de informações e articulações de ações conjuntas.