Saúde

Governo do Amapá leva vacinação contra gripe e Covid-19 para moradores do Jardim Açucena

O Governo do Amapá iniciou na quinta-feira, 22, mais uma ação de vacinação contra a gripe e a Covid-19, desta vez no Conjunto Habitacional Jardim Açucena, na Zona Sul da capital. Mais de 200 doses de vacina foram aplicadas. A ação continua nesta sexta-feira, 23, no habitacional.

A iniciativa faz parte do pacote de ações promovidas pelo governo para o enfrentamento ao surto de síndromes respiratórias que tem afetado principalmente as crianças menores de 6 anos de idade.

A ação tem o objetivo de imunizar as famílias e atualizar as cadernetas do público infantil. Para incentivar os pequenos, a campanha conta com o Zé Gotinha Marabaixeiro e entrega de um certificado de coragem.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que está disponibilizando mil doses da vacina contra Influenza e 500 doses da vacina bivalente, contra a Covid-19.

Quem aproveitou a oportunidade foi Viviane Vaz, que levou o pequeno Henrique, de 10 meses, para tomar a vacina contra a gripe. Ela também cuidou da própria saúde, garantindo a imunização.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Como temos uma viagem marcada, me sinto mais segura indo com a caderneta dele em dia. Tenho mais dois filhos e eles também estão com a vacina em dia para diminuir a chance deles ficarem doentes”, disse Viviane.

Só no período da manhã desta quinta-feira, foram aplicadas 125 doses do imunizante bivalente contra a Covid-19 e 185 doses da vacina da Influenza. Duas dessas doses foram para os filhos da dona de casa Rosiane Cardoso. Ela reconhece a importância das vacinas e assim que soube da ação tratou de garantir a vacina dos dois filhos.

“A gente sabe que eles não gostam, que tem a dor da agulha, mas isso tudo é momentâneo e traz muitos benefícios, por isso que com ou sem choro todos eles se vacinam”, disse Rosiane, agradecendo pela ação de vacinação ir até a casa onde mora.

Com vacinadores atendendo de porta em porta, o Governo do Estado também garantiu a aplicação de 1.136 doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 aos moradores do maior conjunto habitacional do Amapá, o Macapaba, na Zona Norte da capital. A ação aconteceu no dia 3 de junho.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O mutirão continua nesta sexta-feira até às 12h, com equipes fixas na feira do empreendedor e nos centros comunitários do residencial, além do atendimento de porta em porta, para vacinar pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção.

Cobertura vacinal

Desde que foi decretado situação de emergência em saúde devido ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Governo do estado tem desenvolvido ações para ampliar a cobertura vacinal da população, como a vacinação itinerante nos conjuntos habitacionais.

Segundo dados da SVS, até o momento 189.782 doses de vacina contra a Influenza já foram aplicadas, representando 98,13% da população imunizada nos 16 municípios do estado.

 

Com informações de Jamile Moreira