Saúde

Governo do Amapá leva imunização contra viroses para mais de 200 cães no Conjunto Macapaba

Compartilhe

Neste domingo, 21, o Governo do Amapá levou imunização contra viroses para mais de 200 cães no Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá. A ação aconteceu na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz e faz parte da campanha “Abril Laranja”, contra os maus-tratos de animais.

As 700 doses de vacina contemplaram animais saudáveis e com idade acima de 1 ano. O imunizante, conhecido como V10, auxilia na prevenção de diversas doenças caninas como cinomose, hepatite infecciosa, parainfluenza, coronavirose, parvovirose e leptospirose. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Bem-Estar Animal em parceria com o curso de medicina veterinária da Faculdade Unama.

Foto: Israel Cardoso/GEA

“É uma excelente oportunidade para nós trazermos os alunos para estar fazendo essa prática supervisionada em relação à aplicação dessas vacinas. Quero parabenizar a Secretaria de Bem-estar Animal e o Governo do Estado pela parceria e pela importância de estar trazendo essa iniciativa”, agradeceu o professor da Unama, Armando Medrado.

Além da vacinação no local, na próxima semana, serão entregues mais de 400 imunizantes para protetores independentes e Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal já cadastrados na secretaria. A gestora da pasta, Laudenice Monteiro, destaca a importância da ação de conscientização e prevenção no cuidado com os pets.

“Esse trabalho é importante porque ter um animal em casa não é só colocar lá no fundo de um quintal e esquecer, o pet também precisa de todo um atendimento básico, assim como o ser humano. E a aplicação das vacinas é um atendimento básico para os animais e o Governo do Estado tem se preocupado em fornecer esse suporte para os nossos amiguinhos”, reforça Laudenice.

Márcia Lobato, de 38 anos, trouxe a cachorrinha Nina para a vacinação e comemorou a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação do animal na ação promovida pelo Governo do Estado no Conjunto Macapaba.

“Eu sempre participo dessas atividades com a Nina e acho ótimo. Eu não tenho condições de levar ela em um petshop para essas vacinações e graças a essas ações do Estado ela já está com a vacinação completa” declarou Márcia.

Os tutores também puderam cadastrar os cães no Censo Animal do estado, ferramenta usada para mapear as demandas de vacinação, castração e demais campanhas de proteção animal. A voluntária da ONG Anjos Protetores, Samile Ramos, destacou a importância de iniciativas que levam saúde e bem-estar para os animais domésticos.

“A gente agradece a gestão do governador Clécio Luís que tem dado importância para a saúde dos nossos animais com ações de vacinação, livrando-os de virose e doenças com qualidade de vida. Agradeço muito por esse olhar empático com os nossos bichinhos”, comentou a voluntária.

Protetores independentes e ONGs

As doses serão distribuídas aos protetores independentes e ONGs de proteção animal na segunda-feira, 22, e terça-feira, 23. Os imunizantes serão distribuídos nos endereços cadastrados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em Macapá e Santana. Veja a programação:

Segunda, 22 de abril

  • Manhã: Bairros Cidade Nova I, Perpétuo Socorro, Santa Rita e Nova Esperança
  • Tarde: Bairros Brasil Novo, Infraero I, Mestre Oscar, Novo Horizonte, Miracema e Goiabal

Terça, 23 de abril

  • Manhã: Bairros Beirol, Muca, Jardim Marco Zero, Unifap e Universidade.
  • Tarde: Santana

 

 

Com informações de Thaysa Ruane

Compartilhe