O Governo do Amapá enviou mais 30 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, 23. Os itens enviados incluem produtos de higiene, material de limpeza, água, ração, roupas, remédios e brinquedos, todos recebidos na campanha “SOS Rio Grande do Sul: do Oiapoque ao Chuí”. Esta iniciativa foi criada para apoiar as vítimas das enchentes que atingem o estado gaúcho.
O envio conta com o apoio dos Correios, que fará o transporte inicial das doações em uma carreta, seguindo uma rota e estratégias de distribuição definidas nacionalmente para que os recursos cheguem de forma organizada ao destino. As cargas saem do Amapá lacradas com etiquetas de segurança e só serão abertas nos pontos de coleta dos Correios. Outro veículo será disponibilizado pela empresa para acelerar o envio.
Desde o começo de maio, a iniciativa coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Estado, já arrecadou mais de 110 toneladas em donativos. Entre os produtos mais recebidos estão água e roupas, que ultrapassaram as metas e garantiram o abastecimento de todos os abrigos. As primeiras doações foram enviadas ao estado gaúcho em um avião do Governo do Estado, guiado por uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA).
“Estamos enviando parte do que foi arrecadado. O Governo do Estado está providenciando uma carreta para encaminhar o restante nos próximos dias. A campanha continua, mas com foco em alimentos, kits de higiene pessoal, kits de limpeza e ração para pets”, enfatizou o coronel Alexandre Veríssimo, coordenador da Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar.A previsão é que o material enviado chegue ao Sul do país em quatro dias. Todos os produtos foram separados e embalados para o transporte por alunos-soldados da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.
“Damos prosseguimento à nossa ação com a parceria dos Correios e o apoio do Exército Brasileiro na organização desses donativos. Agora é preciso doar cobertores, produtos de limpeza, higiene e ajuda financeira para que nossos irmãos possam reconstruir suas vidas”, frisou a secretária de Estado da Transposição e coordenadora do Eixo Cidadania do Comitê de Respostas Rápidas no Amapá, Anne Marques.
Confira os postos de arrecadação:
- Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
- Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
- Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
- Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
- Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
- Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
- Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
- Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
- Prefeituras municipais
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
- Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
- Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
- Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações “SOS Rio Grande do Sul”. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Com informações de Cristiane Nascimento
Foto: Aog Rocha/GEA e Nayana Magalhães/GEA