Cidades

Governo do Amapá e Prefeitura de Santana iniciam força-tarefa para reforçar limpeza da cidade

Mutirão começou na quinta-feira, 8, com roçagem e retirada de entulhos das vias do Jardim de Deus. Todos os bairros do município serão atendidos.

O governador Clécio Luís esteve na quinta-feira, 8, nas ações que marcam o início do mutirão para reforçar a limpeza das ruas e avenidas de Santana, o segundo município mais populoso do estado, com 123 mil habitantes. Os serviços de roçagem e retirada de entulhos têm apoio da prefeitura e começaram pelo bairro Jardim de Deus, na Zona Norte da cidade.

Foto: Netto Lacerda/GEA

Acompanhado do prefeito Bala Rocha, o governador destacou que a ação busca deixar as vias da cidade mais limpas e bonitas, proporcionando mais qualidade de vida e dignidade a aos moradores. Outro objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya. Todos os bairros do município serão atendidos pela força-tarefa.

“Assim, alcançamos dois objetivos e fortalecemos essa parceria entre o Estado e o Município. É um trabalho que vem para somar o cuidado que cada cidadão deve ter com a limpeza nos seus quintais e ao redor de suas casas. Juntos, vamos vencer o combate contra o Aedes aegypti, Santana pode contar conosco!”, reforçou o governador.

Para o morador do Jardim de Deus, Ivanildo Chagas, os serviços chegaram em boa hora, uma vez que o inverno amazônico costuma atrair mais insetos, devido às chuvas.

“Agradeço porque sei que essa limpeza vai melhorar nossa comunidade. A passagem que estava obstruída vai voltar a dar mobilidade pra gente entrar em uma ambulância ou em um carro de aplicativo. Vai ficar ótimo aqui para nós!”, vibra Chagas.

Para o prefeito Bala Rocha, é mais uma ação que reforça a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. A cooperação já existe em outras frentes, como coleta de lixo, saúde, educação, asfalto, cultura, esporte e lazer, com objetivo de, sobretudo, levar fortalecer as políticas públicas para os santanenses.

“É uma força que nós decidimos começar do norte para o sul de Santana. Por isso, nós estamos aqui no Jardim de Deus e, a seguir, vamos para o Jardim Floresta, Parque das Laranjeiras e Fonte Nova. Todos os bairros de Santana receberão essa ação conjunta, limpando a cidade. Juntos por uma Santana melhor e mais bonita!”, pontuou Bala.

Para execução dos serviços, a Secretaria de Transportes do estado (Setrap) disponibilizou maquinários e mão de obra por meio da parceria com a Vara de Execuções Penais, em que apenados do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizam a limpeza.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM