Saúde

Governo do Amapá amplia para todos os públicos a vacinação contra a gripe

A Superintendência de Vigilância em Saúde reforçou o estoque com mais de 130 mil doses do imunizante para atender aos 16 municípios.

A partir desta quinta-feira, 18, o Governo do Amapá amplia para todos os públicos a vacinação contra a gripe. Até então, o imunizante era direcionado apenas aos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade.

Para que todos os municípios do estado possam disponibilizar a vacina, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) viabilizou, junto ao Ministério da Saúde, 135.770 doses do imunizante contra Influenza. As vacinas serão enviadas aos municípios para distribuição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) conforme demanda.

“O Governo está fazendo sua parte, agora é preciso que a população faça a sua. Todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina”, detalhou a superintendente de Vigilância em Saúde, Cláudia Monteiro.

Foto: Mônica Silva/SVS

O objetivo é reforçar a imunização dos amapaenses para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

Cobertura vacinal

A vacinação contra a gripe ainda é baixa no Amapá, apesar das intensas campanhas que o Governo do Estado e os municípios estão realizando. Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização, até terça-feira, 16, apenas 24,26% da população amapaense havia se vacinado contra a Influenza.

Santana tem 15,19% da população vacinada, sendo o município com menor cobertura vacinal. Macapá, capital do estado, também apresenta baixa, com 18,72% dos moradores imunizados. O município de Ferreira Gomes registra 24,42%.

“Vale ressaltar que, apesar da vacina ter sido ampliada para todos os públicos, os grupos prioritários ainda são o foco maior da campanha e é necessário que a população se imunize, vacina é saúde, é prevenção”, reforçou a coordenadora Estadual de Imunização, Maria Angélica.

Vacinação contra a Influenza

A vacinação contra a gripe começou de forma antecipada nos estados da Região Norte. No Amapá, o Governo do Estado iniciou a mobilização no dia 13 de novembro de 2023 e segue até o dia 29 de fevereiro.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global.

 

Com informações de Mônica Silva