Política

Governador do Amapá convoca mais 150 candidatos do concurso do Iapen

O governador do Amapá, Clécio Luís, autorizou nesta quarta-feira, 5, a convocação de mais 150 candidatos aprovados no concurso para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Este é o 6º chamamento feito pelo Governo do Estado em menos de um mês.

CONFIRA O EDITAL DO CONCURSO DO IAPEN

Com as iniciativas, mais de 4 mil futuros servidores públicos avançam para as próximas fases dos certames. Realizado em 2018, o concurso do Iapen teve a validade prorrogada pela atual gestão até março de 2025. Ao todo, foram chamados 125 candidatos masculinos e 25 femininos.

“A convocação de mais 150 policiais penais vai nos auxiliar no fortalecimento do sistema penitenciário. Esse era um dos certames mais aguardados e demandados para a nossa gestão, e agora cumprimos mais este compromisso. São profissionais que agregarão ao nosso estado e contribuirão para segurança pública”, destacou o governador Clécio Luís, que assinou a convocação ao lado do deputado estadual Jory Oeiras, policial penal.

Foto: Vinicius Rodrigues/Divulgação

Com mais esta convocação, o Governo do Estado reafirma o compromisso com os servidores públicos e cumpre a promessa de chamar aprovados em concursos que estão dentro da validade. Os futuros servidores passarão pelo Teste de Aptidão Física (TAF) nos dias 25 e 26 de junho, no Comando-Geral da Polícia Militar e no Estádio Zerão, respectivamente.

“Esta turma está sendo chamada para a avaliação física. Portanto, é importante ler as regras do edital e se preparar para passar por esta etapa tão importante, que leva até as aguardadas nomeação e posse”, ressaltou o secretário de Administração, Paulo Lemos.

Concurso do Iapen

Com mais de 26 mil inscrições, o concurso para o Iapen foi um dos certames com maior participação da história do Amapá. Esta é a terceira turma do concurso, que garante 110 vagas imediatas e 3.131 vagas de cadastro reserva.

Em junho de 2023, 141 agentes da Polícia Penal foram nomeados e empossados pelo governador Clécio Luís. Atualmente, o Iapen possui 1.138 servidores efetivos, sendo 979 policiais penais e 159 educadores sociais penitenciários.

Reforço no serviço público

Diversas áreas de atuação do Estado estão ganhando reforço com a convocação e nomeação de novos servidores. No dia 27 de maio, o reforço foi para a segurança pública, com o chamamento de mais 500 aprovados no cadastro reserva da Polícia Militar.

No dia 28 de maio, o governador Clécio Luís nomeou 110 novos professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e assinou a convocação de mais 250 candidatos aprovados no concurso público de soldado para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

No dia 29, foi a vez da educação pública ganhar com a convocação da terceira turma do concurso com 541 novos candidatos, zerando o cadastro reserva do certame realizado em 2022.

Na última segunda-feira, 3, mais 100 candidatos aprovados no concurso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) foram chamados. Com isso, o governador Clécio Luís zera mais um cadastro reserva.

Nesta terça-feira, 4, foram chamados 114 candidatos aprovados no concurso da Gestão Governamental. Com o chamamento para a fase documental, também foi zerado o cadastro reserva deste certame.

 

Com informações de Fabiana Figueiredo