Saúde

Gestores e técnicos de saúde formam delegação amapaense que irá participar do Congresso do CONASEMS

Considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul, o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) chega em sua 37ª edição e reúne gestores e técnicos de saúde das mais de 5.500 prefeituras brasileiras. O estado do Amapá irá participar através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AP), entidade à frente da comitiva que estará em Goiânia, de 16 a 19 de julho. Os vencedores das Mostras Amapá Aqui tem SUS e Imuniza SUS, de 2023, irão concorrer na Mostra Nacional.

O tema deste congresso é “O SUS que Falta no Brasil”, e uma ampla programação voltada para o fortalecimento da agenda de consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS está confirmada. Feira SUS, com stand dos COSEMS do país e patrocinadores, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, painéis técnicos, e a Mesa Central e Mesa Satélites com aspectos da integralidade do SUS fazem parte da programação. Atividades extras também estarão disponíveis, como a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES).

Amapá na 18º Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Os primeiros lugares das duas Mostras que aconteceram em Macapá, estarão disputando com mais de 500 experiências de sucesso de todo o Brasil na Mostra Nacional. As Mostras foram realizadas pelo COSEMS/AP, no mês de abril. Os três primeiros lugares de cada categoria da Mostra Amapá Aqui tem SUS, municípios de Ferreira Gomes, Mazagão e Macapá estão confirmados. Os primeiros lugares de cada Região de Saúde que concorreram na Mostra ImunizaSUS, Oiapoque, Pedra Branca e Santana, também estarão presentes para defender os projetos.

Marcel Menezes, presidente do COSEMS/AP estará conduzindo a delegação amapaense, formada por cerca de 25 pessoas, entre secretários e técnicos dos municípios, gestores e apoiadores do Conselho, e autores dos projetos. “O Amapá tem muito para contribuir e aprender neste congresso, em que estaremos discutindo os 30 anos de SUS, os avanços, desafios e estratégias. Na pandemia e na cobertura vacinal mostramos nossa força e competência, estas experiências que os gestores de todo o país passaram precisam ser compartilhadas, e este é o momento”.

 

Com informações de Mariléia Macie