Saúde

Gestores e parlamentares anunciam investimentos e ações de saúde no Amapá durante 11ª Reunião do COSEMS/AP

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), Marcel Menezes, conduziu a 11ª Reunião Ordinária, com a presença de secretários, apoiadores e convidados. Em formato presencial e online, a reunião debateu temas de interesse comum, e contou com a participação da deputada estadual Alliny Serrão, do secretário de Estado da Administração, Paulo Lemos, e do senador da República, Randolfe Rodrigues.

Na pauta interna, a apresentação da pesquisa Cartografia da Atenção Especializada no Brasil; atualização do piso da enfermagem; funcionalidades do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC); esclarecimento sobre marcação de consultas; surto de malária; e esclarecimentos sobre marcação de cirurgia bariátrica e quantitativo aos municípios. (BARISUS).

A presidente da Assembleia Legislativa falou dos esforços feitos pelo avanço na área de saúde, em todo o estado. Paulo Lemos comunicou que o Governo do Estado já dialogou com o Ministério Público ((MP-AP), que deu aval para que sejam contratados agentes de saúde para atuarem no combate ao surto de malária.

O senador Randolfe falou da satisfação em participar da reunião do COSEMS/AP, e deu uma informação de grande importância para os municípios, relacionada à publicação no Diário Oficial da União, do último dia 10, que atende reivindicações do COSEMS/AP e CONASEMS, referentes à situação de emergência em alguns municípios, devido a estiagem e incêndios florestais. A portaria informa que mais de R$ 9 milhões, que serão divididos entre os dezesseis municípios, de acordo com a população.

“Esta Portaria assegura transferência, em parcela única, nos próximos dias, aos Fundos Municipais de Saúde, uma espécie de 13º de reforço aos municípios na área de saúde. Aproveito também para anunciar a chegada ao Amapá da Força Nacional, com trabalhadores do SUS, para reforçar a assistência nos municípios para conter o surto de malária. O Governo Federal também já autorizou a alteração do Piso da Atenção Básica (PAB)”, informou o senador durante a reunião.

Marcel Menezes agradeceu a presença de todos, afirmando a relevância da reunião para a consolidação de propostas que visem a melhoria na prestação de serviço público de saúde, em todas as esferas. “Os Governos Federal, Estadual e Municipais estão alinhados, com ações planejadas de modo global, e que estão sendo executadas em benefício de todos os amapaenses. Agradecemos os esforços de todos, porque nós, gestores municipais, precisamos muito dessa parceria”.

Com informações de Mariléia Maciel