Cidades

Fortes chuvas com trovoadas e ventos levantam sinal de alerta em boa parte do país

Ao longo desta semana, o Brasil contará com pancadas de chuvas em todas as regiões. Em algumas áreas, a população deve redobrar a atenção, pois há risco de temporais acompanhados de trovoadas e ventos fortes. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Jeane Lima, as pessoas que vivem em locais mais vulneráveis devem ficar atentas aos cuidados para evitar acidentes.

“A população deve ter atenção em casos de chuva com trovoadas e rajadas de vento para não se abrigar embaixo de árvores, não ficar próxima a torres de alta tensão e, se possível, desligar os aparelhos elétricos. Em qualquer um desses riscos, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, orienta.

Foto: Divulgação

Sudeste

A previsão do tempo ao longo desta semana para a Região Sudeste do país é de pancadas de chuva que devem se intensificar e vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre a tarde e à noite, principalmente entre sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Nas demais áreas da região, o sol deve predominar entre muitas nuvens. As temperaturas mínimas devem variar entre 13°C e 15°C, enquanto as máximas entre 35°C e 37°C.

Norte

Já para o Norte do Brasil, a previsão é de pancadas de chuva em toda a região, que devem ser localmente fortes em pontos dos estados do Pará, Amazonas e Amapá. As temperaturas mínimas devem variar entre 20°C e 22°C, e as máximas entre 33°C e 35°C.

Centro-Oeste

Em relação ao Centro-Oeste, a indicação é de chuva em grande parte da região. Não se descarta a possibilidade de chuvas mais intensas, principalmente entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão aponta para temperaturas mínimas entre 16°C e 18°C. Já as máximas devem ficar entre 35°C e 37°C.

Sul

A previsão ao longo desta semana para a Região Sul é de pancadas de chuva que deverão se concentrar, sobretudo, no Paraná e em Santa Catarina. Nesses estados, há possibilidade de temporais, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento. No Rio Grande do Sul, as chuvas devem ocorrer de forma mais isolada, entre as porções oeste e noroeste do estado. As temperaturas mínimas devem variar entre 10°C e 12°C, e as máximas devem oscilar entre 35°C e 37°C.

Nordeste

No Nordeste do país, a previsão é de pancadas de chuva entre Paraíba, as chuvas ocorrem de forma isolada. Nas demais áreas da região, haverá sol entre nuvens. As temperaturas mínimas devem variar entre 16°C e 18°C, enquanto as máximas entre 37°C e 39°C.

Orientação da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Governo federal anuncia repasse de R$ 430 milhões para ações contra estiagem no RS

Cerca de quatro milhões de pessoas vivem em áreas de risco no Brasil

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional Tiago Molina Schnorr, alerta para outros cuidados que a população deve adotar.
“Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, destaca.

Texto: Marquezan Araújo