Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira, (19), em Macapá, durante uma operação da Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá. O alvo da operação “Illusio” foram suspeitos que utilizam perfis falsos nas redes sociais para aplicar o conhecido “golpe do nudes” para extorquir dinheiro de suas vítimas.
Alguns dos criminosos investigados agiam de dentro da Penitenciaria do Estado, onde mandados foram cumpridos, além dos bairros Congós e Jardim Felicidade.
Os suspeitos se passavam por mulheres, iniciavam conversas com suas vítimas escolhidas nas redes sociais, e após trocas de imagens de teor sexual, exigiam depósitos e transferências bancárias.
A Polícia Federal informou, que um único aparelho celular era usado por vários presos para a prática de golpes. Os envolvidos chegavam a se passar por policiais civis e até parentes de supostas vítimas, para pedirem dinheiro sob a condição de não revelar as fotos íntimas.
Durante o cumprimento de um mandado no bairro Jardim Felicidade, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A equipe da Força Tarefa conseguiu apreender uma quantia de R$ 250 mil em dinheiro. No IAPEN, celulares foram apreendidos. Todo material foi levado para a Superintendência da Polícia Federal.
A ação foi um desdobramento de uma operação realizada em junho de 2022, para desarticulação e combate ao crime organizado.