A terceira edição do Festival Paralímpico realizado neste sábado, 20, no ginásio do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foi marcada por muita diversão. O evento, que reuniu mais de 100 crianças e adolescentes, é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Governo do Amapá.
O festival apresentou, de forma lúdica, algumas modalidades paralímpicas como o atletismo, bocha, parabadminton e vôlei sentado para participantes de 8 a 17 anos. Para muitos deles, esse foi o primeiro contato com o esporte paralímpico.

“Eu já sou paratleta. Participo de competições nacionais no atletismo. Mas é bom ver caras novas aqui no festival. Assim, o paradesporto só cresce”, comemora Juliane Cristina.
Alem das crianças, o evento também contou com a presença da paratleta amapaense Wana Brito, de 26 anos, principal nome no atletismo no Amapá. Recentemente ela representou o Brasil em Marrocos, e no mês de março bateu dois recordes na arremesso de peso e lançamento de club, na 1ª fase do Circuito Loterias Caixas de Atletismo, em São Paulo.
“Foi muito bom ver essa garotada animada. Digo que aqui é que começa o sonho. É na brincadeira que a gente se descobre. É jogando a bola ou um dardo que nos descobrimos. Quem sabe daqui sejam formados novos paratletas para representarem o nosso estado lá fora”, destacou a campeã.

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) vem incentivando o paradesporto, com a realização de competições, festivais e apoiando na ida de equipes para torneios nacionais.
O Festival Paralímpico aconteceu em todos os estados brasileiros. A expectativa do CPB foi de reunir mais de 16 mil crianças e jovens em todo o país. Deste público, 80% são formados por pessoas com deficiências física, visual e/ou intelectual, e os outros 20% são de pessoas sem deficiências.
Com informações Ascom SEDEL