Desde agosto até o início do mês de novembro, 708 famílias ribeirinhas do sul do Amapá foram beneficiadas com o Programa Luz Para Todos, que contempla as regiões remotas do estado. O trabalho, que é executado pela CEA Equatorial, tem como objetivo mudar a realidade de famílias que viviam sem o fornecimento de energia, por meio de um sistema sustentável que utiliza a energia solar.
As primeiras famílias contempladas foram da comunidade de Jarilândia e Rio Jari, pertencentes ao município de Vitória do Jari. De acordo com o gerente de manutenção e obras da CEA Equatorial, Alexandre Lima, novas frentes de trabalho se deslocaram para a comunidade de Água Branca do Cajari e Resex do Rio Cajari, pertencente ao município de Laranjal do Jari, e posteriormente seguirão para a comunidade do Limão, localizada no Arquipélago do Bailique.

“Vamos intensificar as ações nestas comunidades, para garantir que mais famílias sejam atendidas. Atuamos, inicialmente, no mapeamento e após isso iniciamos a implantação dos sistemas de energia solar”, reforçou.
Cada família recebe um kit com sistema solar composto por placa, inversor e bateria. Além da entrega, a CEA Equatorial ficará responsável pela manutenção destes sistemas e pela oferta da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Para o morador Elias Gomes, o programa melhorou a rotina para que agora possa realizar atividades simples do dia a dia.
“Antes nós comprávamos um pequeno galão de gasolina e eu só conseguia ligar as lâmpadas e a TV, mas agora eu consigo ligar o freezer e ainda posso andar a noite na beira do rio de de remo. Não preciso também mais sair de casa pra fazer uma ligação, porque antes tínhamos que sair daqui e pagar por uma hora no telefone. Agora eu não preciso mais sair de casa”, afirmou Elias.
Para a moradora e professora do município, Iranilse Silva, foi uma grata surpresa o recebimento dos kits logo que o ensino no local é desafiador diante da falta de energia e do forte calor.

“Quando soubemos da novidade ficamos muito felizes porque muitas casas não tem acesso à energia elétrica e na escola vai melhorar muito, nós devemos ter ventilador, e é um sonho pra gente, vai amenizar bastante o calor e ajudar nos estudos”, disse.
Luz Para Todos – Região Remotas

O Programa Luz Para Todos foi retomado no Amapá em 2023. Além das comunidades rurais, o programa também passa a atender regiões ribeirinhas. Em agosto, foi enviado o primeiro carregamento com os kits solares. A ação, que ocorreu no Píer do Santa Inês, em Macapá, foi acompanhada pela comitiva do Governo do Amapá.

“Nós temos muito orgulho de fazer parte de um momento como este, de estarmos levando qualidade de vida para as pessoas que serão beneficiadas com o Programa Luz Para Todos. O trabalho é intenso e está só começando”, disse o presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas.
Com informações da Ascom CEA Grupo Equatorial Energia