Cidades

Exército Brasileiro realiza programação alusiva ao dia do soldado em Macapá

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, dará início às comemorações do Dia do Soldado, na Guarnição de Macapá,  celebrando a data de nascimento do Marechal de Campo Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército. O “Soldadoexemplo”,  para militares e civis, possuidor de tantas virtudes.

As comemorações iniciam no próximo dia 19 de agosto, às 19 horas, com a apresentação da Banda de Música do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34º BIS), com um repertório de músicas populares e canções militares, no Macapá Shopping.

A programação segue no dia 21, às 15 horas, com as celebrações religiosas, na qual ocorrerão nos seguintes locais: no auditório do Quartel-General da Brigada Foz do Amazonas, o Culto Evangélico; no CFAP/34º BIS, a Celebração Católica; e na Companhia de Comando da 22ª Bda Inf Sl, a Reunião Espírita.

Nos dias 22 e 23 de agosto, serão realizadas palestras institucionais, em escolas da rede pública de ensino, a serem ministradas por 2º Tenentes e 3º Sargentos de carreira recém-egressos das escolas de formação, abordando os temas: O Exército Brasileiro e as formas de acessar a carreira militar no Exército, por intermédio das provas da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), Instituto Militar de Engenharia (IME) e, também, por meio do Serviço Militar Temporário, assim como, sobre o Programa Estratégico do Exército Brasileiro.

No dia 24 de agosto, acontece o plantio de mais de 300 mudas de árvores, como parte das atividades do Projeto “Uma Árvore Para Cada Soldado”, que tem a finalidade de ampliar as ações de sustentabilidade ambiental do Exército em todos os biomas do Brasil. O plantio de mudas de árvores ocorrerá a partir das 8h30min, no conjunto habitacional Miracema, localizado na Rodovia Norte- Sul com acesso pela BR-210, na Zona Norte de Macapá.

Seguindo o calendário das atividades, no dia 25 de agosto, às 9 horas, no Ginásio do CFAP/34º BIS, será realizada uma cerimônia de formatura do Dia do Soldado com escolas da rede pública de ensino. Na oportunidade, comemora-se também, o Dia Nacional da Educação Infantil e da Educação Básica.

A atividade segue, às 19 horas, no pátio da Brigada Foz do Amazonas, onde ocorrerá a formatura comemorativa ao Dia do Soldado, presidida pelo Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio. Na cerimônia, acontecerá o juramento à bandeira e a entrega da boina aos soldados do Efetivo Variável (Sd EV), que representa a conclusão da primeira fase de instrução básica militar, quando o soldado está finalmente apto para integrar frações de combate, após haver superado árduas semanas de instrução e de exercícios no campo. Ato contínuo, serão entregues medalhas de Condecorações. O evento contará com a presença de convidados civis e militares, bem como, de autoridades locais.

Encerrando a semana de comemorações, acontecerá no dia 26 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, das 8:00 às 12hs, o Projeto “Saúde na Praça”, com atendimentos médicos, exposição de materiais militares, espaço kids, e diversão para toda a família. O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Macapá. No mesmo dia, às 19 horas, a Banda de Música do CFAP/34º BIS, encerra a noite com a apresentação do repertório de músicas populares e canções militares, no Amapá Garden Shopping.

SUGESTÃO DE QUADRO

– Apresentações da Banda de Música (Shoppings)
– Celebrações Religiosas
– Palestras Institucionais em escolas da rede pública de ensino.
– Projeto “Uma Árvore Para Cada Soldado” (Plantio de mudas de árvores)
– Formatura com escolas da rede pública de ensino (Dia Nacional da Educação
Infantil e da Educação Básica, e Dia do Soldado)
– Formatura de juramento à bandeira e a entrega da boina aos soldados recrutas.
– Projeto “Saúde na Praça”

SERVIÇO:

APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA DA CFAP/34º BIS

Data: 19/08 (Sábado)
Hora: 19:00
Local: Macapá Shopping
Data: 26/08 (Sábado)
Hora: 19:00
Local: Amapá Garden Shopping

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS

Data: 21/08 (Segunda-feira)
Horário: 15:00 às 16:00
Local: Evangélico: auditório da Brigada; Católico: CFAP/34º BIS; Espírita:
auditório da Companhia de Comando da Brigada.

PALESTRAS INSTITUCIONAIS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICAS DE
ENSINO.
Data: 22 e 23/08

PROJETO “UMA ÁRVORE PARA CADA SOLDADO”
Data: 24/08
Hora: 8h30min
Local: conjunto habitacional Miracema, localizado na Rodovia Norte-Sul com
acesso pela BR-210, na Zona Norte de Macapá.
FORMATURA COM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Data: 25/08
Hora: 9:00
Local: Ginásio do CFAP/34º BIS

FORMATURA NOTURNA DIA DO SOLDADO ( Juramento à bandeira e a entrega da boina aos soldados do Efetivo Variável (Sd EV), e Condecorações)
Data: 25/08
Hora: 19:00
Local: Pátio dos Pioneiros da 22ª Brigada de Infantaria de Selva

PROJETO “SAÚDE NA PRAÇA”
Data: 26/08
Hora: 8:00
Local: Praça Floriano Peixoto

 

 

 

Com informações e fotos da Comunicação Social da 22ª Brigada de Infantaria de Selva