Educação

Estudantes que ainda não conseguiram vagas nas escolas públicas do Amapá terão nova oportunidade

Os estudantes que ainda não obtiveram vagas nas escolas públicas do Amapá terão uma nova oportunidade de efetivar a pré-matrícula a partir desta terça-feira, 30. Na segunda chamada, serão ofertadas cerca de 9 mil vagas para turmas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

INSCREVA-SE NA PRÉ-MATRÍCULA AQUI

As vagas remanescentes estarão disponíveis até a quinta-feira, 1° de fevereiro. Após a inscrição on-line, os pais e estudantes devem ir presencialmente nas escolas escolhidas, para confirmar a matrícula entregando os seguintes documentos até o dia 2 de fevereiro:

  • Estudantes: certidão de nascimento, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), histórico escolar e foto 3×4 recente.
  • Responsável: CPF, RG, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (se possuir).

Esta é a última etapa no cronograma de pré-matrícula de 2024. O coordenador de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Cleiberton Souza, ressalta que essas vagas são aquelas que sobraram das etapas anteriores e, portanto, nem todas as escolas estarão disponíveis.

Foto: Vandy Ribeiro / Seed

“Muitas dessas vagas remanescentes são aquelas em que o responsável não foi confirmar a inscrição presencialmente, por isso ressaltamos que a matrícula só é efetuada quando os documentos são entregues na escola”, pontua o coordenador.

Balanço de vagas

Mais de 17 mil pessoas já realizaram a pré-matrícula em escolas estaduais de Macapá e Santana. A principal procura foi para turmas do ensino fundamental, que alcançaram mais de 50% das inscrições.

Outro destaque foi a busca por escolas de tempo integral, com 1.156 matrículas efetuadas. Esta foi a primeira vez em que a rede estadual ofertou vagas para o 6° ao 9° ano do ensino fundamental em tempo integral, uma medida que proporciona aos alunos de 11 a 15 anos benefícios como o melhor aproveitamento do tempo para desenvolver habilidades culturais, sociais e motoras.

Atendimento à comunidade escolar

Caso os pais, responsáveis ou estudantes tenham dúvidas em relação ao processo de matrícula, um canal de comunicação virtual da Seed está disponível para atendimento no WhatsApp, pelo número (96) 98122-6576.

Famílias com dificuldade de acesso à internet também podem se dirigir diretamente às escolas estaduais, que foram instruídas a disponibilizar laboratórios de informática e secretarias para ajudar a população no processo.

 

Com informações de Léo Nilo