Mais de 60 alunos paratletas das redes pública e privada de ensino estiveram no sábado, 8, no Estádio Milton de Souza Corrêa, para a seletiva que definirá os representantes do estado na competição nacional das Paralimpíadas 2024. Além dos competidores, familiares, professores e técnicos puderam compor a torcida dos concorrentes.
Puderam participar paratletas de 11 a 17 anos, dos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, nas modalidades de bocha e atletismo. A competição foi coordenada pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os participantes que alcançarem o índice estarão classificados para disputar a fase nacional, que acontece no final de novembro, em São Paulo. O apoio às modalidades faz parte do Plano de Governo da gestão, que incentiva políticas de integração entre escolas municipais, estaduais, privadas e federais do Amapá.
A seleção amapaense contou com a presença do supervisor do Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Filipe Barboza.
“Estamos aqui no Amapá para acompanhar a etapa estadual das seletivas escolares, um evento que introduz as Paralimpíadas de 2024, evento que vai acontecer em São Paulo. Queremos levar um número considerável de paratletas para a disputa nacional, pois muitos são merecedores”, destacou o coordenador.
A aluna e paratleta da Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, Vitória de Lima, de 12 anos, participa da seletiva pela segunda e promete trazer novamente o ouro para o Amapá, na sua participação nacional.
“Eu estou muito feliz e confiante que vou conseguir um bom índice para representar o Amapá na competição nacional. No ano passado, consegui trazer bons resultados para o estado, e sei que com o meu esforço e dedicação, posso conseguir ainda mais”, ressaltou Vitória, otimista.
A nova secretária do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, falou da emoção ao assumir a pasta e ver a dedicação e paixão dos alunos competidores.
“É emocionante ver a superação, a transformação na vida dessas pessoas, a partir de políticas de incentivo. É mais uma prova de que o Estado se dedica não apenas em incentivar a prática das modalidades, mas garantir a inclusão social por meio do esporte”, ressaltou Cibely.
O resultado da seletiva estadual estará disponível nesta segunda-feira, 10, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).