Saúde

Especialistas em observações microscópicas passam por capacitação para diagnósticos da malária e doença de Chagas

Compartilhe

O treinamento está acontecendo no Laboratório Escola do Lacen e tem como público-alvo profissionais de Macapá e Santana.

O Governo do Amapá está capacitando microscopistas, especialistas que estudam as estruturas e composição de materiais usando um microscópio, para reforçar a precisão do diagnóstico da malária e doença de Chagas. O treinamento é voltado para profissionais de Macapá e Santana que atuam na identificação destas enfermidades no estado.

A capacitação, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá, encerra nesta sexta-feira, 26, após 11 dias de atividades. O objetivo é a atualização dos especialistas, visando a melhoria na qualidade dos resultados. A previsão é que 12 técnicos concluam o treinamento.

O superintendente da SVS, Cássio Peterka, pontuou que a qualificação é fundamental para um diagnóstico preciso e ressaltou que o procedimento adotado na atividade serve para garantir a segurança das notificações dos casos confirmados.

“Tudo o que está sendo apresentado nestes dias de estudos é válido para garantir a segurança e a eficácia nos resultados e nas notificações que serão feitas dos casos que foram confirmados. Melhorando o nosso acompanhamento para definição de estratégias e políticas de ações de prevenção e combate que podem ser adotadas pelo Governo do Estado”, enfatizou o superintendente.

Ampliando conhecimentos

O curso acontece no Laboratório Escola da Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial (DEVL-Lacen), com carga horária de 30 horas, teórico e prático, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

Rosimeire de Oliveira, do município de Santana, reforça que o aprendizado através do treinamento é uma grande oportunidade de assimilar novas técnicas. “Adquiri conhecimento nunca é demais é só ajuda a gente a realizar o trabalho com mais qualidade e segurança”, concluiu.

Giovani Rodrigues, gerente do Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios, explica que a iniciativa faz parte do calendário nacional do MS de atualização de diagnósticos. “Esse treinamento reforça e amplia a atualização sobre o diagnóstico em diversos níveis de atenção necessários para um resultado com qualidade e um tratamento oportuno dos pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o especialista.

O microscopista, Erick Tavares Gomes do município de Macapá, destacou a importância do treinamento para oferecer um trabalho eficaz. “É uma ação de atualização necessária e relevante para o aperfeiçoamento do diagnóstico dessas doenças. Sem dúvida vou realizar minhas atividades com mais segurança”, destacou.

Sobre as doenças

  • Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a Malária pode evoluir para forma grave e para óbito.

  • Doença de Chagas

A doença de Chagas é causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.

 

Com informações de Mônica Silva 

Compartilhe